24 SET 2021
DESTAQUES
Santo André intensifica ações de conscientização sobre a febre maculosa

Doença é transmitida pelo carrapato amarelo, apresenta os primeiros sintomas de dois a 14 dias após a picada, e pode levar à morte

Santo André, 24 de setembro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a semana de conscientização e combate à febre maculosa. As ações, que durante o ano todo acontecem nas unidades de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento, estão sendo intensificadas e são direcionadas à população, profissionais da saúde e profissionais da educação.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Atualmente, o único ciclo epidemiológico confirmado no município é o que envolve a bactéria Ricketsia ricketsii, transmitida pelo carrapato do gênero A. aureolatum (carrapato amarelo), por meio de cães, gatos e pássaros silvestres.

Os sintomas aparecem de dois a 14 dias após a picada e, além da febre, pode causar dores de cabeça aguda, dores musculares e manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés).

Entre os anos de 2010 e 2020 foram confirmados 23 casos de febre maculosa em Santo André, sendo que 15 casos, infelizmente, evoluíram para óbito. Devido à alta incidência e letalidade desse agravo, desde 2018 foi iniciado um trabalho de educação em saúde junto aos profissionais da saúde da rede municipal por meio de reuniões mensais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento com a Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Qualidade em Saúde, visando orientar esses profissionais principalmente nas épocas de maior risco de transmissão.

De acordo com o alto grau de letalidade da doença, a procura de atendimento médico em caso de aparecimento de sintomas deve ser imediata.

Texto: Rafaela Mazarin