20 ABR 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
OBRAS PÚBLICAS
Construção de mais 10 Estações de Coleta em Santo André pode gerar economia de mais de meio milhão de reais
Prefeitura e Semasa iniciaram neste mês obras para implantar ecopontos nos bairros Jardim Ana Maria, Bangu e Jardim

Santo André, 20 de abril de 2022 – Santo André deu mais um passo importante para ampliar a coleta seletiva e diminuir pontos de descarte irregular de resíduos. A Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começaram a construir mais três ecopontos, do total de dez unidades que serão entregues ainda neste ano. Com os novos equipamentos públicos, o município pode economizar mais de R$ 500 mil, caso consiga eliminar locais que sofrem com o despejo ilegal de entulho, móveis e outros materiais.

A Estação de Coleta Ana Maria é a primeira que está sendo implantada, na Avenida Cândido Camargo, ao lado do pátio de veículos do Detran, no Jardim Ana Maria. Só nesse local, a equipe de varrição do Semasa gastou, em todo o ano de 2021, quase R$ 111 mil com serviços de limpeza pública para remover mais de 530 toneladas de resíduos.

"Santo André é referência em sustentabilidade e no estímulo à reciclagem, com projetos pioneiros que são modelos para outras cidades do país. Por isso, ampliar as Estações de Coleta é impulsionar este ciclo e proporcionar, ao mesmo tempo, um município mais limpo e mais cuidada para a nossa gente", afirma o prefeito Paulo Serra.

Além das obras, o Semasa promove um trabalho de sensibilização e educação ambiental junto à população, com mobilização porta a porta para informar os munícipes sobre as intervenções e compreender percepções e comportamentos dos moradores sobre a gestão de resíduos, a reciclagem e o descarte correto dos materiais. “Santo André é a cidade do ABC que mais investe em ações e obras de sustentabilidade. Nós também desenvolvemos um importante trabalho de educação ambiental para que a população possa cada vez mais preservar o meio ambiente”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

As outras unidades que também estão sendo construídas são a Estação de Coleta Palmeiras, na Avenida Prestes Maia com a Rua das Palmeiras (bairro Jardim) e a Estação de Coleta Bangu, entre a Rua Oratório e a Avenida Antônio Cardoso (bairro Bangu). Nesses dois locais, caso não haja mais descarte irregular de resíduos na região, podem ser economizados mais de R$ 30 mil por ano.

O ecoponto do bairro Jardim já existia, mas o espaço precisou ser desativado devido à necessidade de obras de adequações no viário. Os novos equipamentos serão mais modernos e terão, por exemplo, câmeras rotativas para monitorar os locais, evitar depredações, furtos e invasões. Também vão ser colocadas caçambas compactadoras, que visam melhorar a eficiência do sistema de coleta e compactação dos materiais, reduzindo o número de viagens que os caminhões fazem para transportar os resíduos às cooperativas de reciclagem.

O investimento total para a construção das Estações de Coleta Ana Maria, Bangu e Palmeiras é de R$ 2 milhões, com recursos financiados pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão é de que as unidades sejam inauguradas a partir de junho.

As obras fazem parte do programa Sanear Santo André, que ao todo recebe investimento de US$ 50 milhões pela CAF e contempla outras intervenções de saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana.

Com o Sanear Santo André, na parte da gestão de resíduos sólidos, a Prefeitura – por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos – e o Semasa vão construir uma nova Central de Triagem para as cooperativas de reciclagem e um Centro de Controle Operacional, espaço de comunicação e monitoramento dos ecopontos.

Além do Jardim Ana Maria, Bangu e Jardim, os outros bairros que devem ter uma Estação de Coleta são Vila Guiomar, Centro, Parque Miami, Jardim Santo André, Jardim Alvorada e Jardim Cristiane – um outro local ainda está para ser definido.

Descarte correto nas Estações de Coleta – Atualmente, Santo André disponibiliza 20 ecopontos, que são equipamentos gratuitos e exclusivos para o uso dos moradores da cidade. A população pode descartar recicláveis volumosos, entulho, móveis, colchões e estofados, quatro pneus por mês, óleo de cozinha e resíduos eletroeletrônicos, como computador, monitor, geladeira, fogão e etc. Cada morador pode fazer a disposição de no máximo de um metro cúbico de resíduos, que é o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros.

Algumas unidades também aceitam podas de vegetação, telhas de amianto e gesso. O endereço de todas as Estações de Coleta, bem como os dias e horários de funcionamento, podem ser consultados no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

Autor: Susi Elena