29 ABR 2022
DESTAQUES
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André reforça avaliação diagnóstica com alunos da rede municipal
Iniciativa visa avaliar desempenho de alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental em quatro áreas do conhecimento
Santo André, 28 de abril de 2022 – Nesta quinta-feira (28), quando é celebrado o Dia Mundial da Educação, a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio, recebeu no gabinete da pasta a Profª Drª Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas. O encontro teve o objetivo de avaliar e organizar a próxima avaliação diagnóstica dos alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental em quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Educação. Uma data importantíssima no mundo todo pelo reconhecimento da Educação com um meio de transformação da realidade. Para a Educação de Santo André é uma data significativa por todos os projetos que desenvolvemos”, destacou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

Para a secretária, os desdobramentos da reunião desta quinta-feira irão contribuir no diagnóstico e análise dos níveis de aprendizado dos alunos. “Foi uma reunião extremamente produtiva em que a comemoração e o trabalho foram os elementos principais da nossa pauta. É importante comemorar a Educação e reconhecer o trabalho do educador e da avaliação diagnóstica como um meio para melhorar continuamente a qualidade da Educação que oferecemos às nossas crianças, jovens e adultos”, completou Bochixio, ao destacar a iniciativa considerada grande aliada dos professores na identificação das fragilidades nos saberes.

Avaliação diagnóstica - Na retomada do ensino presencial, em 2021, a Secretaria de Educação realizou uma avaliação diagnóstica para analisar os níveis de aprendizado dos alunos.

A iniciativa, liderada pela Profª Drª Maria Inês Fini, aplicou provas apresentadas no formato digital, via Plataforma iClipe, contribuindo para que a rede municipal pudesse trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos no período do ensino remoto. Sendo assim, os profissionais tiveram acesso a informações que permitiram mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.

As maiores fragilidades identificadas entre os alunos do ensino fundamental foram: para o 2º ano, produção de escrita, em português, e estatística em matemática. Já para o 3 º ano, a maior fragilidade ficou em análise linguística/semiótica em português e álgebra em matemática. Para os alunos do 4º ano, a maior fragilidade foi leitura em português e em matemática as grandezas e medidas e estatísticas. E no 5º ano, análise linguística/semiótica em português e álgebra, em matemática.

Com relação ao trabalho de resgate de conhecimento dos nossos alunos, desde o final de 2021, a Secretaria de Educação tem ofertado formação semanal aos professores bem como para a equipe pedagógica das unidades escolares, focando o trabalho com sequências didáticas.

Programa Toda Criança tem Direito de Aprender - Trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria de Educação realizada nos 12 Centros Educacionais de Santo André, que anteriormente eram espaços educacionais destinados apenas às atividades complementares.

Visando minimizar os impactos da pandemia na Educação, estes espaços passaram a configurar uma extensão da sala de aula para recuperar o déficit de aprendizagem na rede municipal.

A Secretaria de Educação conta com formação sistemática conjunta dos monitores de atividades pedagógicas e monitores de ações complementares, planejamento articulado semanal das atividades, utilização de material didático específico e avaliações periódicas. Os resultados serão objeto de análise, reflexão e fundamento para novas ações.
Autor: Caroline Terzi