18 MAI 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André realiza ação do Maio Amarelo na Rua Coronel Oliveira Lima
Helber Aggio/PSA
Atividade no calçadão contou com diversas orientações de trânsito aos munícipes
Santo André, 17 de maio de 2022 - A Prefeitura de Santo André realizou nesta terça-feira (17) mais uma etapa do Maio Amarelo – campanha com uma série de ações de conscientização com foco em motoristas, pedestres e alunos das escolas municipais para um trânsito mais seguro. A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou uma ação de orientação sobre o trânsito no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima.

A ação contou com a participação da Gerência de Educação de Trânsito do Departamento de Projetos Especiais de Mobilidade, e foi realizada em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Uma das atividades trouxe, por meio de esquetes teatrais, personagens caracterizados orientando motoristas e pedestres para refletir sobre uma segurança viária coexistindo em harmonia, sempre em favor da vida. A iniciativa, bem como todas as ações deste mês especial, tem como objetivo reduzir o número de mortes por acidentes e sinistros de trânsito na cidade, além de elucidar dúvidas sobre as regras de educação e de comportamento seguro no trânsito.
“Este mês é importante para mostrar o tanto de desafios que temos na mobilidade da nossa cidade, mas principalmente para ampliar nossa consciência para ter um trânsito mais seguro no dia a dia, com maior atenção, cuidado e respeito à própria vida e à do próximo, não somente agora, mas o ano todo”, diz o prefeito Paulo Serra.

Outra importante ação é realizada em parceria com a Fundação Mapfre. Trata-se do programa “Educação Viária é Vital”, que é dividido em duas fases, sendo a primeira um curso de capacitação realizado 100% online, onde serão abordados temas relativos à segurança viária, além de pedagogia de projetos, objetivos do desenvolvimento sustentável, entre outros.

Na segunda fase as unidades escolares desenvolvem projetos e concorrem ao prêmio de “Destaque Nacional”, que é um kit multimídia para a escola e os professores, recebendo um certificado de 40 horas de participação. Para reservar vaga basta enviar nome completo, escola e telefone, para get@santoandre.sp.gov.br. O participante receberá um link para inscrição, que segue até o dia 26.

O programa oferece um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os estudantes e docentes em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas à escola, fazendo com que todos possam elaborar e implementar projetos que visem melhorias nestas condições da mobilidade, tornando a circulação mais segura e eficiente.

A primeira ação do mês, ainda na primeira semana, foi a chamada “Pista Certa”, realizada também em parceria com a Mapfre. O programa trouxe conceitos de segurança no trânsito, meio ambiente e cidadania às crianças, por meio de vivências lúdicas e pedagógicas, como a contação de histórias e a utilização de bicicletas em um circuito que simula características do trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Outras atividades ocorrerão durante o mês, caso da reinauguração do Centro de Educação para a Mobilidade, com previsão para o fim de maio.

Autor: Guilherme Menezes