10 JUN 2022
EMPREENDEDORISMO
Santo André vence prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae
Cidade alcançou 1º lugar na categoria “Desburocratização” por ações voltadas à digitalização de processos
Santo André, 9 de junho de 2022 - A cidade de Santo André venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Mário Covas, entregue na noite desta quinta-feira (9). O município ficou em 1º lugar na categoria “Desburocratização” pelas ações voltadas à digitalização de serviços voltados ao cidadão.

“Uma grande honra e alegria para Santo André receber tamanho reconhecimento, fruto de todo o trabalho e planejamento para levar à nossa cidade e à nossa gente as soluções necessárias para garantir serviços públicos com agilidade e eficiência. Um trabalho permanente pela nossa cidade e pelos andreenses”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que acompanhou a premiação realizada na Bienal de São Paulo, no pavilhão Ciccillo Matarazzo.

Esta é a 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Mário Covas e Santo André disputou também em outra categoria, de “Inovação e Sustentabilidade”. Em 2019, o município ficou em 1º lugar na categoria “Empreendedorismo na Escola”.

“As iniciativas são parte do Plano de Governo do prefeito Paulo Serra para Santo André e vêm sendo implantadas de forma planejada a partir do primeiro ano da gestão, em 2017. O foco no micro e pequeno empreendedor, que é aquele que sustenta o emprego e garante renda para grande parte dos brasileiros, é elemento relevante nestas políticas, que por meio de iniciativas inovadoras em sustentabilidade, governo digital e promoção da melhoria do ambiente de negócios vem melhor preparando a cidade para os desafios da economia e da sociedade do futuro”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Desburocratização - Na categoria “Desburocratização”, o projeto “Preparação do Ambiente de Negócios para a Economia do Futuro” foi que garantiu o 1º lugar para Santo André. A cidade apresentou um conjunto de iniciativas estruturadas que viabilizaram o licenciamento de empresas, obras, infraestrutura de telecomunicações e as licenças ambientais municipais por meios 100% digitais.

O programa é formado por três iniciativas principais: o Obra Fácil, que já licenciou mais de 2 milhões de metros quadrados de obras na cidade de forma 100% digital; o Redesim/VRE Santo André, que licencia de forma digital e automática cerca de 98% das solicitações de alvará de funcionamento; e o Santo André Cidade 5G, que promoveu melhorias legais e processuais que colocaram a cidade como Top 10 no Ranking Cidades Amigas da Internet da Conexis 2021.

A plataforma Acto foi adotada como integradora destas inovações, uma solução que desburocratizou profundamente os serviços prestados, com redução em 94% dos custos envolvidos nos fluxos de processo que eram todos em papel e que proporcionou também economia para o cidadão, além de ter melhorado a eficiência na arrecadação e ter permitido o funcionamento dos serviços durante todo o período da pandemia de Covid-19.

Sustentabilidade - Na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, a cidade concorreu com o programa “Santo André Sustentável”, um conjunto de soluções para uma gestão de resíduos sólidos eficiente e sustentável, baseado na ampliação da adesão da população à separação dos resíduos da coleta seletiva e às práticas de reciclagem por meio de quatro projetos âncoras inovadores: Moeda Verde, Moeda Pet, Condomínio Recicla e De Volta Para a Sala.

O Moeda Verde já reverteu 644 toneladas de recicláveis coletados em troca de mais de 128 toneladas de alimentos doados desde 2017.  O Moeda Pet coletou mais de 144 mil unidades de garrafas PET em troca da distribuição de mais de 7 toneladas de ração doada. O Condomínio Recicla possui mais de 150 condomínios participantes com coleta seletiva e sensibilização dos moradores, e o projeto De Volta para a Sala qualifica cidadãos para reforma de sofás descartados com ênfase no reaproveitamento de materiais. Todos estes programas garantem o material coletado para viabilidade econômica das cooperativas e com isto proporcionam renda e dignidade para os cooperados.

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142