24 JUN 2022
Santo André é destaque em evento da indústria da construção civil
Iniciativas inovadoras na área de Habitação de Interesse Social foram apresentadas para executivos do setor
Santo André, 24 de junho de 2022 – As iniciativas da Prefeitura de Santo André na área de habitação popular foram destaque em evento realizado pelo Sinduscon (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo). O Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município, Rafael Dalla Rosa, participou de reunião do Comitê de Habitação Popular da entidade e da vice-presidência de Habitação Econômica do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis do Estado de São Paulo).

Na palestra foram apresentados os principais resultados da gestão desde 2017, quando o setor teve uma nova diretriz. Naquele momento, a determinação do prefeito Paulo Serra foi juntar forças com a iniciativa privada para buscar soluções de moradia para uma parcela da população que não tinha acesso à possibilidade de financiamento sem incentivos.

“É muito bom ser reconhecido pelas maiores empresas do setor de construção civil do país pelas boas práticas do município, uma gestão pública que está fazendo a diferença na área de Habitação de Interesse Social, comprovando que Santo André está na vanguarda no setor habitacional. Foi uma honra representar a nossa cidade em um evento de grande importância, reunindo os membros do Sinduscon e do Secovi”, afirma o Secretário Rafael Dalla Rosa.

As famílias consideradas de interesse social, que ganham até 6 salários mínimos, representam uma parcela considerável do déficit habitacional em Santo André, algo muito similar ao que ocorre em São Paulo e no Brasil. Com o modelo de financiamento praticado no mercado, esta população não consegue adesão e a sonhada casa própria fica mais distante.

“Assim, em 2019, o executivo apresentou e os vereadores aprovaram a Lei 10.191 para Habitação de Interesse Social, legislação que permite maior possibilidade de verticalização, desconto progressivo de acordo com a faixa salarial de 0 a 3 salários mínimos e até isenção total de impostos. Com isso, Santo André se tornou referência no assunto em nível federal. Resultado: impulsionamos o interesse dos empreendedores e colocamos a cidade novamente no radar dos investidores em habitação popular”, ressaltou Dalla Rosa.

A ideia sempre foi “fechar a conta” com o setor privado e trazer mais unidades habitacionais para a população, parceria que vem se mostrando extremamente positiva. Hoje, as maiores empresas do Brasil estão construindo em Santo André.

“Os desafios de uma cidade do tamanho e da complexidade de Santo André são enormes. Mas, com este modelo inovador, tenho certeza que vamos conseguir ainda mais avanços, reforçando o bom exemplo de gestão para o Estado e para o país”, completou o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rafael Dalla Rosa.

Nos próximos três anos a meta é superar 10 mil apartamentos entregues.