30 JUN 2022
PARCERIAS
Parque Tecnológico e Sebrae realizam encontro das empresas de TI e Comunicação
Iniciativa teve como propósito retomar o projeto de formalização do Arranjo Produtivo Local do setor
Santo André, 30 de junho de 2022 - Como forma de buscar melhorar o acesso a programas e recursos para o desenvolvimento do setor de TI e Comunicação, o Parque Tecnológico de Santo André, juntamente com o SEBRAE, o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) e o ABC Valley, promoveu na noite da última terça-feira (28) o “Encontro das Empresas de TI e Comunicação”.

O evento, realizado no Salão Burle Marx, no Prédio do Executivo, teve como objetivo retomar o projeto de formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de TI e Comunicação do ABC. Um APL busca formalizar uma organização setorial para ampliar representatividade e melhorar acesso a programas e recursos para desenvolvimento e competitividade continuados do setor para demandas dos participantes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é fundamental para unir os membros deste importante setor da economia local. "O propósito do Hub de Inovação é a conexão que Santo André tem buscado no dia a dia, que é colocar poder público, empresas privadas e as instituições de ensino e tecnologia para arrumarem soluções aos desafios propostos pelas empresas. Valorizamos o poder das conexões e conectar os atores da área de TI é o propósito deste evento", disse.

No evento, foram apresentados os dados de representatividade do setor, com a identificação das empresas, bem como dados de melhorias expressivas de resultados de empresas que utilizaram das oportunidades de capacitação ofertadas pelo ecossistema local de Inovação (Parque Tecnológico de Santo André, Sebrae, ABC Valley e ITESCS).

O Sebrae identificou que há cerca de 10.400 empresas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Grande ABC. Destas, cerca de 3.200 são apenas da cidade de Santo André. Atualmente há oportunidades de qualificação e de treinamento para que as empresas utilizem cerca de 19 plataformas de vendas disponíveis, além das etapas de mapeamento e desenvolvimento de propósitos, valores, oportunidades, desafios, fraquezas e metas.

Ao longo de 2021, o Sebrae-SP realizou um Programa de Aceleração de Empresas de Tecnologia do ABC. O programa reuniu 110 empresas, que receberam mentorias coletivas e individuais. “A qualidade de gestão, posicionamento de mercado e o crescimento nas vendas são acima da média do setor no Brasil. Como exemplo disto, 20 empresas da região cresceram 134,25% em vendas, na comparação entre 2020 e 2021. O objetivo central do Sebrae é conectar essas 10.405 empresas de tecnologia com as 270 mil empresas tradicionais da região e todo ecossistema", ressaltou o gerente regional do Sebrae no Grande ABC, Paulo Cereda.

Texto: Renan Muniz
Foto: Alex Cavanha