03 JUL 2022
Prefeito de Recife visita Santo André para conhecer programas de transformação social e qualidade de vida
Moeda Verde, que troca lixo reciclável por alimentos frescos, e revitalização de áreas de lazer nas comunidades despertaram a atenção do Chefe do Executivo, que pretende em breve implantar modelos na cidade pernambucana

Santo André, 3 de julho de 2022 – Santo André segue inspirando outros municípios do País com políticas públicas inclusivas e sustentáveis. Na tarde deste domingo (3), o prefeito de Recife, João Henrique Campos (PSB), e a deputada federal,  Tabata Amaral (PSB), estiveram na cidade para conhecer o programa Moeda Verde, iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras. A iniciativa está presente em 22 comunidades do município.

Já o programa de revitalização e implantação de áreas de lazer nas comunidades, com campo sintético, quadras poliesportivas, área de alongamento, espaço pet, pista de caminhada, academia ao ar livre, iluminação em LED e acessibilidade também atraiu a atenção da dupla, que foi recepcionada pelo prefeito Paulo Serra e pela primeira-dama,  Ana Carolina Serra em um destes espaços, no bairro Cidade São Jorge.

“Foi uma honra recebê-los e estabelecer esta troca de vivências, que faz com que as políticas públicas desenvolvidas aqui, na nossa cidade, sejam cada vez mais inclusivas e melhores para todos e todas. Esses programas estão transformando a vida da nossa gente e estimulam a qualidade de vida e o convívio social” comentou Serra.

A proposta do encontro foi conhecer melhor a logística de funcionamento do programa andreense que estipula sustentabilidade e garante a segurança alimentar de milhares de famílias. O Morda Verde, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria , com o Semasa, foi criado em 2017 e, desde então, tem inspirado e atraído representantes de municípios e autoridades de todo o País.

“Tomei conhecimento desses dois projetos de politicas pública que transformam a vida das pessoas e quis conhecer para implantar esse modelo de sustentabilidade e segurança alimentar também na minha cidade, em Recife”, pontuou o prefeito pernambucano, João Campos.

Recentemente,  moradores do Núcleo Pintassilva receberam a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, e representantes de Leme, que estiveram nas trocas do Núcleo Homero Thon, acompanhando o programa com o objetivo de implementar projeto semelhante, fortalecendo a gestão de resíduos sólidos local.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome. Os resíduos recicláveis recolhidos são encaminhados à cooperativas de reciclagem da cidade, parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de mais de 120 famílias que trabalham nos locais. Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam com sistematicamente com o descarte irregular de resíduos.

Desde o início das ações, em 2017, mais de 644 toneladas de resíduos recicláveis foram entregues pela população. Em troca, quase 129 toneladas de alimentos frescos do tipo hortifrúti já foram distribuídos.

Premiação -  Em 2021, o Programa Moeda Verde foi premiado como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).  O Prêmio RAPS reconhece ações e projetos inovadores no âmbito público e que estejam relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU.
A agenda de trocas do Moeda Verde e outras informações estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
Autor: Rafaela Mazarin