07 JUL 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Ações de proteção e bem estar animal foram foco do Mês do Meio Ambiente em Santo André
Balanço divulgado nesta semana mostra o trabalho de sensibilização e conscientização realizado na cidade no mês de junho
Santo André, 7 de julho  de 2022 - O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, divulgou balanço das ações realizadas no último mês de junho, alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma série de atividades de sensibilização e conscientização junto à população tiveram ações focadas no bem estar animal, como o Bate Papo Animal, a Campanha de Agasalho Animal, o Moeda Pet e o Domingo Animal.

No final de junho foi realizada a primeira edição do Domingo Animal, que contou com um dia de interação entre os tutores e seus amigos de quatro patas. O programa inédito contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, com cerca de 160 atendimentos clínico veterinários realizados, entre outras atividades em conjunto dos parceiros Farma Bichos e Hospital Veterinário Dr. Vet.

Os resultados desta ação foram positivos, com cerca  de 220 cadastros para o RGA (Registro Geral do Animal) e 130 cadastros para o Programa de Esterilização Cirúrgica. Essa atividade contou com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde. "Temos diversos programas e ações inovadoras que realizamos por toda a cidade e que levam o tema da causa animal, da proteção e o lema da sustentabilidade, garantindo o bem estar dos nossos pets", destacou o Secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

O Bate Papo Animal foi outra ação realizada no último mês e que contou com a participação de 64 pessoas ao longo de oito encontros nos parques municipais da cidade. Já o tradicional Programa Moeda Pet contou com a participação de 124 pessoas na última edição realizada e trocou mais de 360 quilos de garrafas pet por ração para cães e gatos. Foram 72 mil garrafas plásticas retiradas do meio ambiente e encaminhadas para as Cooperativas de Reciclagem do Município. Com esse programa, ganham os animais, o ambiente e a população como um todo, pois gera recursos aos cooperados e suas famílias.

A Campanha do Agasalho Pet, que ainda está em vigor, arrecada itens como cobertores, roupas cirúrgicas, rações e demais utensílios para animais, todas elas contabilizadas pelo Banco de Rações e coordenado pelo NIS – Núcleo de Inovação Social. O munícipe pode levar as doações nos parques Celso Daniel, Ipiranguinha, Regional da Criança, Norio Arimura, Pignatari e nos parceiros do programa Moeda Pet: Farmabichos Farmácia de Manipulação Veterinária e Hospital Veterinário Dr. Vet.

“Atividades, projetos e ações intersecretarias são muito importantes na causa animal, fomentando ações efetivas na saúde e bem estar dos animais e de toda a população”, destaca a diretora do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Fabiana Pera Moretti.