12 JUL 2022
CULTURA
Prazo para inscrições do 50º Salão de Arte Contemporânea de Santo André acaba sexta-feira (15)
Vagas estão disponíveis exclusivamente pela plataforma CulturAZ
Santo André, 11 de julho de 2022  – Interessados em participar do 50º Salão de Arte Contemporânea que acontece em novembro precisam correr. O prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (15). Artistas e coletivos brasileiros devem se inscrever, gratuitamente, exclusivamente pela plataforma digital CulturAZ. Feito isso, é recomendável que o proponente verifique se a inscrição chegou ao “status” de enviada.

Cada artista ou coletivo poderá fazer apenas uma inscrição e em uma das categorias específicas e artes visuais: pintura, desenho, net-art, ilustração, arte sonora, intervenção, instalação, site specific, gravura, escultura, objeto, performance, happening, videoarte e fotografia. Os trabalhos poderão utilizar tecnologias digitais e analógicas, linguagens híbridas e suportes diversos.

No entanto, artistas e coletivos poderão inscrever em no mínimo três e no máximo cinco obras nas categorias: pintura, desenho, net-art, ilustração, arte sonora, gravura, escultura, objeto, performance, happening, videoarte e fotografia. No caso de intervenção, instalação e site specific poderão ser inscritas apenas uma obra.

Todas as obras inscritas deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas a partir de 2020 e não poderão ter participado do Salão de Arte Contemporânea em anos anteriores.

A seleção das obras inscritas será realizada em duas etapas, por uma Comissão de Seleção e Prêmios composta por três membros com notória especialização, sendo dois deles eleitos pelos artistas inscritos e um indicado pela Secretaria de Cultura, todos nomeados pelo prefeito de Santo André.

Na primeira fase, serão selecionados os portifólios e o resultado será disponibilizado exclusivamente por meio da plataforma digital CulturAZ a partir de 20 de setembro de 2022. A segunda fase, de seleção final das obras, também será divulgada pela plataforma digital CulturAZ a partir de 25 de outubro de 2022.

Os artistas e coletivos selecionados na segunda fase poderão receber prêmios em dinheiro no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio-aquisição, e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.

Mais informações e o regulamento estão disponíveis em bit.ly/50SALS
.