12 JUL 2022
Escola Livre de Teatro promove Sarau e Fórum Preto a partir desta quarta
Atividades serão gratuitas e abertas ao público, no Cine Theatro Carlos Gomes
Santo André, 12 de julho de 2022 - O espaço do recém-revitalizado Cine Theatro Carlos Gomes, um dos principais símbolos da cidade no segmento cultural, vai abrigar, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) , o Sarau de Compartilhamento de Processos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Durante as duas noites, das 19h às 22h, cerca de 250 alunos vão apresentar amostras do que se cria e se produz na ELT. E na sexta (15), o VII Fórum Preto discute a teatralidade preta. A entrada é gratuita em todas as atividades.

Estão programadas apresentações de cenas coletivas e individuais, intervenções e leituras de dramaturgias que estão sendo construídas nos processos pedagógicos da ELT, seja nas Formações, nos Terreiros de Estudo ou nos Núcleos de  Pesquisa. Haverá também dois momentos em que o microfone estará aberto para a participação do público no Sarau.

De acordo com a coordenadora da ELT, Ligia Helena, o Sarau de Compartilhamento, como o próprio nome diz, oferece a oportunidade de abrir a Escola para a cidade, mostrando ao público uma pequena amostra do universo da ELT e seus processos pedagógicos. “Ao mesmo tempo esse encontro, que vai aglutinar os alunos de várias modalidades, permite que eles tenham um retorno sobre qual é a percepção do público às criações”, explicou Ligia Helena.

Fórum Preto -  A produção artística e a teatralidade pretas estarão em debate no VII Fórum Preto, que acontece na sexta-feira também no Cine Theatro Carlos Gomes. O Núcleo Tambores e Expressão da início, com sua sonoridade característica, abre a programação às 19h. Na sequência, às 19h30, acontece a performance da ColetivA Ocupação, um grupo criado em 2017 por performers e artistas que se conheceram durante as ocupações de escolas públicas em São Paulo.

A mesa de debate dá início à análise do tema “As formas de produzir arte dentro do sistema que vivemos”, às 20h, com a participação de convidados como Jade (Joana Jade Gabriel), criadora da marca de roupas Arte Trava, os componentes do ColetivA Ocupação, o músico e sócio fundador da entidade juvenil de hip hop, Luiz Pretodio, e a Banda Uafro Pílula Preta, que com perfil musical predominantementte hip hop, mas em sintonia com batuque, rap, jazz, reggae, ritmos nordestinos e latinos, encerra às 21h20 a programação.

O evento vai contar, ainda, com realização de desfile de roupas da Arte Trava e feira preta à partir das 20h45. Estarão em exposição os turbantes da Odara, os acessórios de As Vieiras Black, os itens de aromaterapia, do Aromas da Maria, além das roupas da Arte Trava. A feira vai contar ainda com lanches e doces.

O Fórum Preto é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Texto: Paola Zanei
Foto:Divulgação ColetivA Ocupação