13 JUL 2022
EMPREENDEDORISMO
Circuito Andreense de Empreendedorismo leva informação aos comerciantes da Vila Linda
Programa disponibiliza consultoria e apresenta alternativas de capacitação para empreendedores dos bairros que desejam aprimorar a gestão de seus negócios
Santo André, 13 de julho de 2022 - O centro comercial da Vila Linda recebeu nesta quarta-feira (13) a edição ao ar livre do Circuito Andreense de Empreendedorismo, programa que tem como objetivo levar informação e consultoria gratuita para empreendedores interessados em melhorar o desempenho de seus negócios. Os estandes com serviços para o empreendedor ficaram instalados na Rua Carijós, em frente à Paróquia Cristo Operário, das 10h às 16h.

“Com todo o conjunto de ações pensadas para dar apoio ao empreendedor, além do esforço em desburocratizar e agilizar processos, o pequeno empresário sente que tem um braço de sua empresa dentro da Prefeitura. No Circuito Andreense, o que fica claro é a importância da proximidade com os empreendedores, resultante da união de esforços de parceiros, poderes Legislativo e Executivo, comunidade para poder ajudar o pequeno empresário. Quando a Prefeitura vem pessoalmente ao bairro é quase que pegar na mão do empresário e dizer: nós estamos juntos com você. Por isso que o evento é muito importante”, disse o prefeito em exercício, Pedrinho Botaro.

Quem foi ao Circuito Andreense encontrou estandes da Sala do Empreendedor, com informações sobre a regularização de seus negócios, do Banco do Povo, para tirar dúvidas sobre acesso a crédito, da Escola de Ouro Andreense, para saber as opções de cursos de capacitação, e também do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), não só para o cadastramento de currículos de interessados em encontrar uma colocação no mercado de trabalho, mas também para o cadastramento de vagas disponíveis pelas empresas da região.

A ação contou ainda com estandes da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e a unidade itinerante do Sebrae, o Sebrae Móvel.  A próxima ação ao ar livre do Circuito Andreense acontecerá no dia 17 de agosto, na Praça da Cidadania, no Jardim Santo André.

“A gente sabe que muitas vezes o pequeno empreendedor, ou aquela pessoa que está desempregada, tem dificuldade até para pagar uma transporte público ou para deixar os seus negócios e se deslocar até o Centro da cidade atrás de informação, de conhecimento sobre gestão, então esse trabalho de correr os bairros é fundamental. O reconhecimento do sucesso dessa ação se reflete no posicionamento da cidade em alguns rankings e prêmios de âmbito nacional”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Em índice que mede o ambiente concorrencial das cidades brasileiras, o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), divulgado pelo Ministério da Economia, Santo André ficou entre as 20 melhores cidades do país e ocupa a sexta posição no recorte estadual, sendo a melhor colocada do ABC. Além disso, Santo André foi finalista na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e foi considerada uma das 20 melhores cidades do país para se empreender.

O programa foi criado em 2018 para descentralizar a oferta de qualificação empreendedora. Além das ações ao ar livre, que são mensais e itinerantes para levar os serviços até os bairros onde os empreendedores estão instalados, o programa realiza também palestras mensais em espaços da educação espalhados pela cidade, além de palestras online. A programação completa do Circuito Andreense para este ano está disponível no link http://bit.ly/Circuito2022/

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br