14 JUL 2022
Prefeitura resgata carcará na Vila Pires
Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal foi acionado por um morador do bairro
Santo André, 14 de julho de 2022 - Um carcará, ave de grande porte da família dos falconídeos, foi resgatado pela Prefeitura de Santo André com a asa machucada. A equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente foi acionada por um morador da Vila Pires.

O animal foi encontrado com material cortante na asa, o que provocou a lesão, e foi encaminhado para o Zoológico do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, que prestará os cuidados veterinários necessários e depois fará a soltura.

“A ocorrência é bastante comum com animais silvestres, principalmente na época de férias. Essa já é a segunda vez em poucos dias que a nossa equipe faz esse tipo de atendimento. Recentemente um outro carcará se feriu da mesma forma”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

O carcará é uma ave de rapina muito comum na região. Mede cerca de 50 a 60 centímetros de comprimento, da cabeça à cauda.

Muitas vezes é confundido com uma águia, mas é um parente distante dos falcões. É conhecido também como carancho, caranjo, caracaraí e gavião-de-queimada.

Somente neste ano foram resgatados 123 animais silvestres no município. No ano passado inteiro foram 382 atendimentos.

O telefone para solicitar o resgate de animais silvestres em Santo André é o 4433-1958, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Aos finais de semana o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Autor: Anderson Afonso