19 JUL 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Plano de Mobilidade Urbana de Santo André entra na fase final com audiência pública
Encontro será realizado em ambiente virtual e vai discutir propostas sobre o tema para os próximos anos
Santo André, 19 de julho de 2022 - A construção do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Santo André, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), está em sua fase final. No dia 17 de agosto, das 18h às 21h, acontece a última audiência pública de propostas de ações do plano, que  servirá como balizador das políticas públicas para os próximos 25 anos.

Neste encontro, realizado em ambiente virtual pela plataforma Zoom, serão discutidas as propostas de ações organizadas em sete eixos balizadores: mobilidade a pé, transporte cicloviário e coletivo, sistema viário, gestão de trânsito, segurança viária, gestão de carga urbana e outros serviços de transporte público. A audiência pública convida toda a população a participar para a contrução precisa deste plano.

As pessoas interessadas em participar poderão assistir e fazer comentários por escrito ou ao vivo e, para interagir, basta acessar a audiência pública pelo link https://tinyurl.com/4kv8b7df  de um computador ou smartphone conectado à internet.

A audiência também será transmitida ao vivo e ficará gravada no canal do YouTube (https://tinyurl.com/3bsakuje). Para mais informações sobre o plano e seus eixos temáticos, basta acessar o site www.planmobsantoandre.com.br

Diagnóstico - O PlanMob construiu um extenso diagnóstico da situação da mobilidade urbana de Santo André, dentro do contexto urbano da Região Metropolitana de São Paulo. O diagnóstico balizará as ações no curto (5 anos), médio (15 anos) e longo prazos (25 anos), promovendo propostas para melhoria das condições de circulação de pessoas e de cargas, bem como a integração entre os diferentes modos de transporte (sistemas urbanos de transporte público, pedestres, cicloviário, metroferroviário e distribuição de carga).

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André firmou contrato com a empresa Oficina – Engenheiros Consultores Associados Ltda. A contratação tem vigência de 24 meses e se refere à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Programa de Mobilidade Sustentável de Santo André. A proposta integra o pacote de exigências do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que financia obras e projetos de mobilidade na cidade.

O projeto integral financiado pelo BID abrange ainda a duplicação do viaduto Antonio Adib Chammas (já entregue), a obra do Complexo Viário Santa Teresinha (em andamento), e a qualificação e construção de quatro quilômetros de corredores municipais de transporte.

Autor: Daniel Betega