20 JUL 2022
Santo André realiza mutirão para atualização do CadÚnico
Atualização deve ser feita a cada dois anos pelas famílias beneficiárias
Santo André, 19 de julho de 2022 - Todas as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) precisam, a cada dois anos, ou a cada mudança de qualquer uma das informações prestadas, atualizar seus cadastros. Para as famílias beneficiárias de programas sociais, a falta de atualização pode resultar no bloqueio e até mesmo no cancelamento dos benefícios.

Por isso, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, tem empregado esforços para atualizar os cadastros das famílias, com foco especial naquelas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, que constituem público-alvo prioritário para os programas sociais e cuja perda dos benefícios pode agravar as situações de vulnerabilidade social enfrentadas.

Em maio deste ano, o município de Santo André tinha 67.345 famílias inscritas no CadÚnico, das quais 78% estavam em situação de pobreza e extrema pobreza. Destas, cerca de 35% estão com cadastro desatualizado, totalizando, aproximadamente, 18.500 cadastros que necessitam de atualização.

"É muito importante esta atualização para que as famílias não tenham os benefícios bloqueados ou suspensos. Independentemente de haver ou não algum dado a ser alterado, ela deve ser realizada a cada dois anos. Pode ser feita diretamente pelo munícipe pela internet ou, quando houver alteração, em um de nossos equipamentos sociais, como os Cras", destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Dentre as ações implementadas, a Prefeitura tem realizado mutirões de cadastramento aos finais de semana. As equipes das unidades de Cras foram ampliadas para atender toda a demanda existente, também possibilitando a antecipação dos agendamentos realizados anteriormente por ocasião da pandemia.

Além dos Cras, duas unidades móveis de cadastramento são distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Algumas famílias ainda poderão ter seus cadastros atualizados diretamente em domicílio. A meta, é que, até setembro, cerca de 13 mil famílias tenham seus cadastros atualizados.

No próximo sábado (23), um mutirão de cadastramento ocorrerá no Cras Alzira Franco, das 9h às 15h. O endereço é Rua Amapola, s/n, no Jardim Alzira Franco. A agenda dos demais mutirões, bem como das unidades móveis de cadastramento, será divulgada no site web.santoandre.sp.gov.br/cadunico. É importante que os munícipes fiquem atentos à divulgação, que ocorrerá também por meio de carro de som, mensagens de WhatsApp, cartazes e folders espalhados pela cidade.

A família que não tenha alteração a declarar, pode, por meio de seu responsável, atualizar o cadastro diretamente pelo endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ ou pelo aplicativo Cadastro Único, disponível gratuitamente na Play Store, selecionando a opção “Atualização por Confirmação”.

Unidades de Cras para atualização cadastral:

·         Cras Ana Maria: Praça Venâncio Neto / Av. Nestor de Barros, s/n - Jardim Ana Maria - Fone: 4401-1193
·         Cras Alzira Franco: Rua Amapola, s/n - Jardim Alzira Franco - Fone: 4437-2932 / 4474-1982
·         Cras Centro: Rua Xavier de Toledo, 350 - Centro - Fone: 4433-4567 / 4574
·         Cras Jardim Cristiane: Rua Martinópolis, s/n, Jardim Cristiane - Fone: 4452-2944
·         Cras Marek: Rua Engenheiro Alfredo Heitzmann Jr., s/n, Jardim Marek - Fone: 4971-6702
·         Cras Recreio da Borda do Campo: Rua Arara Azul, 1705 - Recreio da Borda do Campo - Fone: 4457-9880 / 4459-7597
·         Cras Sítio dos Vianas: Praça Maria Mariano, s/nº - Sítio dos Vianas - Fone: 4433-4697 / 4698 / 4699
·         Cras Utinga: Avenida Utinga, 1.971 - Vila Metalúrgica - Fone: 4994-4766
·         Cras Vila Luzita: Estrada do Pedroso, 236, Vila Luzita - Fone: 4455-8527 / 4452-2305

Autor: Daniele Vieira