21 JUL 2022
OBRAS PÚBLICAS
Esporte Clube Guaraciaba terá novo campo de futebol integrado a futuro parque
Estrutura contará com gramado sintético, iluminação LED, arquibancada e vestiários

Santo André, 20 de julho de 2022 - Um dos maiores campeões da 'era moderna' da Liga Santoandreense de Futebol Amador está perto de ganhar uma casa nova. Cinco vezes campeão da Divisão Especial, o Esporte Clube Guaraciaba poderá em breve mandar seus jogos em um campo completamente moderno, contando com gramado sintético, iluminação LED, arquibancada e vestiários, em estrutura integrada ao futuro Parque Guaraciaba.

O prefeito Paulo Serra realizou vistoria nas obras de construção do campo nesta quarta-feira (20). Inicialmente, a entrega do espaço estava prevista para o primeiro semestre. Porém, foi realizada uma adequação para ampliação do projeto, na qual consta justamente desapropriação de área para construção do campo e de uma nova entrada do parque, além da implementação de sistema de água de reúso, que fornece insumo para a limpeza urbana. A previsão é que a inauguração ocorra em outubro.

"Estamos entrando em fase final de obras e em outubro a gente quer voltar aqui para inaugurar o parque completo, em um grande evento, para esta região que não tem opções de lazer. Trazer um projeto como este para essas regiões que contam com menos equipamentos tem peso não só no esporte como política pública, mas no esporte como transformação social. O EC Guaraciaba faz trabalho social com as crianças, surgem talentos e tenho certeza que com esse projeto a gente pode melhorar e ampliar ainda mais, o que já aconteceu em outros lugares da cidade", afirma o prefeito Paulo Serra.

Desta maneira, com a modernização do campo do EC Guaraciaba (que terá 90 m x 60 m), a Prefeitura dá sequência à série de investimentos feitos na revitalização de praças futebolísticas do município. Até 2023 Santo André vai ser a cidade, fora da Capital, com o maior número de campos com gramado sintético.

"Em medidas oficiais são oito campos revitalizados e temos outros dez em execução. Até o fim do ano serão entregues cinco, sendo este [Guaraciaba] e mais quatro, com este padrão para receber jogos da Liga", afirma o prefeito Paulo Serra. "Me deixa muito feliz, porque este é um dos grandes legados que vamos deixar".

O valor empenhado para construção do Parque Guaraciaba e do campo é de R$ 15,5 milhões, sendo R$ 13 milhões em contrapartidas ambientais de empresas privadas - por meio de lei municipal - e os outros R$ 2,5 milhões de aporte da própria cidade.

"Esta obra é a prova que o recurso está voltando diretamente para um equipamento de cultura, esporte e lazer, mas também ambiental. E são muitos aspectos ambientais importantes que estão aqui representados. Temos isso como conceito de gestão, presente no plano de governo. Aqui [área do parque] já correu risco de, lá atrás, ser um lixão. A cidade perderia este pedaço de Mata Atlântica", recorda Paulo Serra.

EC Guaraciaba - Fundado em 1956, o Guará - como é conhecido o time - ostenta a marca de pentacampeão da Divisão Especial (1994, 1996, 2007, 2015 e 2018). Com isso, junto do Sacadura Cabral, é o maior campeão da era moderna da Liga Santoandreense de Futebol Amador (desde 1990). Sua mascote é o lobo-guará e a principal torcida é a Fúria Vermelha, que vai poder fazer a festa em uma novíssima arquibancada a partir de outubro.

"O EC Guaraciaba terá direito à concessão oficial de uso do campo, porque aqui é área pública. Lá [no local onde atualmente o time manda seus jogos], hoje, é juridicamente precário o uso, tem acordo informal. Então aqui é onde serão oficialmente os jogos. A gente quer esse movimento do futebol amador aqui para ajudar na consolidação do parque, essa foi a ideia ao trazer o campo para cá, além de oficializar ao Guaraciaba uma estabilidade para poder mandar seus projetos", finaliza o prefeito.

| Texto: Dérek Bittencourt