27 JUL 2022
Educação de Santo André promove IV Jornada Pedagógica do Cesa
Evento, em formato on-line, tem como objetivo proporcionar momentos de troca entre profissionais da rede municipal de ensino, com palestras e oficinas
Santo André, 27 de julho de 2022 - Vivenciar ações e teorias que permitem aprimorar o aprendizado. Com essa proposta, a Secretaria de Educação de Santo André, por meio da Gerência dos Centros Educacionais de Santo André e da empresa Closer, iniciou nesta quarta-feira (27) a IV Jornada Pedagógica do Cesa. O evento, transmitido em formato on-line, segue nesta quinta-feira (28) com diferentes momentos de trocas e partilhas, com palestras e oficinas.

“O Cesa é um espaço privilegiado da Educação onde as atividades interdisciplinares se cruzam naturalmente a favor do desenvolvimento das múltiplas inteligências dos nossos alunos. Teatro, dança, esporte, canto, matemática, português, localização, lateralidade, geografia, história e ciências, cruzam-se de forma natural, de modo a ensinar a leitura do mundo e a compreensão de fenômenos naturais, de forma lúdica, para todos os alunos", destaca a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.

Os encontros virtuais, com cerca de 130 inscritos, trazem para esta edição o tema “Abrace as diferenças” e têm como público-alvo profissionais que atuam direta ou indiretamente com os Cesas, envolvendo profissionais da empresa Closer, agentes de apoio administrativo, monitores de jogos pré-desportivos, monitores de Cultura de Paz, monitores de Artes e Cultura, monitoras de apoio pedagógico, assim como voluntários do “Projeto Sou Amigo do Cesa”, professores da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva e os coordenadores e vice-coordenadores de cada Centro Educacional.

Para o gerente dos Cesas, Marcio Fernando Ribeiro, a iniciativa possibilita o compartilhamento de saberes, que contribui no desenvolvimento integral da equipe. “A IV Jornada Pedagógica do Cesa zela por uma educação pública de qualidade e infinitas possibilidades de conhecimento. Isso se reflete no dia a dia de nossos equipamentos, porque para fazer a diferença é preciso fazer diferente”, pontua.

Com o objetivo de fomentar novas ideias, atualizar os profissionais sobre as atuais pesquisas e estudos firmando o compromisso com a aprendizagem, a programação desta quarta-feira trouxe duas oficinas com as temáticas movimento e aprendizagem infantil e práticas e desenvolvimento do TEA, além de uma palestra sobre a história da inclusão.

Já nesta quinta-feira, a grade contará com oficina de cultura de paz na educação e também sobre o brincar na infância. E, para encerrar a jornada, haverá uma palestra sobre a saúde mental do professor.

“A Secretaria de Educação de Santo André está de parabéns pelo espetacular trabalho que vem desenvolvendo. Esta jornada conta com temáticas cuidadosamente pensadas para o envolvimento de todos. Ficamos felizes em somar esforços para este trabalho”, ressalta Rodrigo Fernandes, diretor da Closer, empresa parceira do Cesa nas ações educacionais.

Cesas - Os Centros Educacionais de Santo André são complexos que reúnem Emeief, creche, centro comunitário e biblioteca de uma região para realização de ações complementares. São espaços especialmente pensados para o público da rede de educação, com vocações distintas, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formações artísticas, esportivas, pedagógicas e culturais com vocação para o desenvolvimento cognitivo, cultural, motor, afetivo e social.

Além do ensino regular nas Emeiefs e creches, e também cursos para os alunos da rede municipal em horário complementar ao das aulas, são realizadas aulas de reforço aos alunos da rede para recuperação do déficit de aprendizagem, assim como oficinas e atividades para a comunidade.
Autor: Caroline Terzi