11 AGO 2022
DESTAQUES
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Santo André terá nova sede
Equipamento vai realizar ações que contribuam para a independência e melhoria da qualidade de vida dos usuários do espaço
Santo André, 10 de agosto de 2022 - A Prefeitura de Santo André está construindo na Vila Príncipe de Gales a nova sede do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), estrutura que pretende acolher, realizar ações e promover atividades com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos usuários. A expectativa é a de que o espaço esteja disponível até dezembro. O prefeito Paulo Serra vistoriou as obras do equipamento nesta quarta-feira (10), junto com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti.

“É um equipamento inédito para Santo André e para muitas cidades, porque poucas têm um Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Nós criamos a Secretaria da Pessoa com Deficiência para incluir, acolher e dar tratamento a esses munícipes da nossa cidade em todos os serviços. Este local vai conseguir canalizar todo o pré-atendimento para distribuir a outros equipamentos caso a pessoa precise de algum atendimento público. É um serviço muito importante que até o fim do ano a gente tira do papel, inaugura e entrega para a nossa gente”, exalta o prefeito Paulo Serra.

Estão previstas, por exemplo, a oferta de cursos, oficinas e atividades como arteterapia, musicalização, artesanato, teatro, atividades culturais, prática de esporte e lazer, passeios, além de informações sobre serviços da rede integrada de proteção social da cidade, emissão de CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e implementação de projetos pensados para a inserção no mercado de trabalho.

“As unidades antigas do Centro de Referência ocupavam imóveis alugados que precisaram de adequações. O último imóvel que abrigou o CRPD, na Rua Cesário Mota, era um sobrado, o que dificultava o uso para grande parte das pessoas com deficiência. Este novo imóvel foi projetado para abrigar o Centro de Referência e, por isso, já nasce com todas as instalações acessíveis”, frisa o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

No local serão atendidas pessoas com todo tipo de deficiência com idade a partir dos 12 anos e residentes em Santo André.

“Pretendemos ofertar atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, oferecer cuidados às pessoas com deficiência e seus familiares por meio de acolhida, escuta, informação, orientação e oferta de atividades socioeducativas e terapêuticas, além de apoiar suas famílias no exercício da função protetiva, ampliando as redes comunitárias”, acrescenta Ivo de Lima.

O equipamento vai realizar ações para promover a valorização da pessoa com deficiência e o reconhecimento de seus potenciais, bem como de proporcionar a convivência entre pessoas com deficiência, a família e a comunidade.

O espaço, localizado na Rua Carnaúba, 750, ao lado da Creche Professora Iara Baliero Lima. terá área total de 299 metros quadrados, com valor de investimento de R$ 760 mil. O equipamento é térreo e contará com: recepção/hall de entrada; pátio de atividades; salas multiuso; sala de atendimento individual; sala de equipe técnica; coordenação; sanitários; vestiários; copa/refeitório; depósito de material de limpeza; área de convivência para socialização, atividades físicas e eventos culturais; almoxarifado; e vagas demarcadas.

O projeto do CRPD está inserido no “Plano Municipal de Ações Articuladas para as Pessoas com Deficiência – Plano Santo André: A Cidade para Incluir”, sob gestão da Secretaria da Pessoa com Deficiência, e garante o atendimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), legislação de 2015 que visa a inclusão social e o pleno exercício da cidadania pela pessoa com deficiência.

Homenagem - O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência foi instituído no município em 1997, atendendo em diversos endereços e vinculado aos serviços de inclusão e assistência social.

Há 20 anos, funcionando na Rua Dr. Cesário Mota, 51, no Centro, foi nomeado CRPD Alexandre Esteves Francisco, em homenagem ao “Xande”, advogado, assessor de políticas afirmativas para pessoas com deficiência na cidade de Santo André e coordenador do grupo de trabalho da pessoa com deficiência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que morreu em 2012.

Em 2020 iniciou-se projeto da sede própria do CRPD, vinculado à Secretaria da Pessoa com Deficiência, em construção na Rua Carnaúba, 150, na Vila Príncipe de Gales.

| Texto: Paola Zanei e Dérek Bittencourt

| Fotos: Alex Cavanha/PSA