12 AGO 2022
Agosto Lilás tem programação especial em Santo André
Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher celebra 16 anos da Lei Maria da Penha
Santo André, 12 de agosto de 2022 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, preparou uma programação especial para o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Até o dia 31 de agosto, diversos equipamentos da cidade receberão atividades de conscientização sobre a importância de políticas públicas voltadas ao atendimento de mulheres em situação de violência, com depoimentos das munícipes atendidas pelo Vem Maria.

"O trabalho do serviço Vem Maria é de extrema importância para as nossas mulheres da cidade e com a ação do Agosto Lilás vamos levar um pouco deste trabalho para as munícipes que residem em locais mais afastados do centro da cidade, que eventualmente não conhecem ou não acessaram o serviço por causa da distância. Por isso vamos atuar de forma descentralizada", destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Desiree Arruda.

O Agosto Lilás foi criado com o objetivo de celebrar a Lei Maria da Penha, legislação que completou 16 anos no último dia 7 e que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Amanda (nome fictício) conta que o atendimento disponibilizado pelo município tem ajudado de diversas formas a superar a agressão que sofreu. "O Vem Maria tem me orientado em minhas decisões e nas minhas dificuldades, tem sido gratificante o apoio psicológico, me orientando e dando todo apoio que preciso para caminhar. Eu só tenho a agradecer estas mulheres que nos fortalecem nas horas mais difíceis de nossas vidas", destaca a usuária.

Programação - Na próxima terça-feira (16), às 14h, haverá no Centro POP a iniciativa “No 'PopRua' circulando questões das Marias”, com jogos lúdicos que abordam as questões das mulheres e seus direitos, tendo em vista que em 19 de agosto é comemorado Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Três Cras (Centros de Referência de Assistência Social) receberão a partir da semana que vem a roda de conversa “Agosto Lilás - Prevenção territorial contra agravamentos das violências”, sempre às 9h30. A ação acontece na quinta-feira (18), no Cras Marek, no dia 25 no Cras Vila Luzita e no dia 30 no Cras Sítio dos Vianas.

A roda de conversa terá reflexões sobre os tipos de violência tipificados pela Lei Maria da Penha e como identificá-los, com a participação da equipe técnica do Vem Maria. Além disso, Guardas Civis Municipais vão participar da iniciativa, apresentando o programa Patrulha Maria da Penha.

O Sesc Santo André apresenta no dia 20 de agosto o espetáculo “Cartas da Prisão”, experiência cênica baseada em fatos reais, com Chica Portugal. Neste dia, um grupo de mulheres do Vem Maria participarão de um bate-papo sobre relacionamento abusivo e em seguida assistirão a apresentação, que aborda o mesmo tema. Os ingressos para a peça estão disponíveis no site https://bit.ly/cartasDAprisao e nas bilheterias do Sesc.

No dia 26 acontece o seminário "Pelo fim da violência contra as mulheres e meninas: direitos e medidas de proteção nos 16 anos da Lei Maria da Penha". O evento acontece no Salão Burle Marx, no 9º andar do prédio do Executivo, às 13h, e será aberto ao público.

Estarão presentes no seminário Teresa Cristina Cabral Santana (Juíza de Direito do Estado São Paulo), Tamara Cristina de Souza (Presidente da Comissão de Defesa da Mulher em situação de violência da OAB Santo André) e Priscila Kogan (Coordenadora Regional das Comissões da Mulher Advogada do ABCDMRR). A mediação será feita por Desiree Arruda, diretora do Departamento de Proteção Social Especial na Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Autor: Daniele Vieira