15 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Santo André celebra Semana da População em Situação de Rua com atividades especiais
Exposição, apresentações musicais e Hamburgada do Bem integram programação
Santo André, 14 de agosto de 2022 - A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André promove a partir desta segunda-feira (15) a Semana da Luta da População em Situação de Rua. Os usuários do Centro POP receberão refeições especiais, atendimento médico e poderão acompanhar apresentações musicais e exposição de artesanatos feitos pelos próprios frequentadores do local.

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua é comemorado em 19 de agosto. A data foi escolhida por conta do "Massacre da Sé", quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas na Praça da Sé, em 2004.

"As ações desta Semana foram pensadas com muito detalhamento por toda nossa equipe e contaram com total apoio do nosso secretário, Marcelo Delsir, que possui um carinho e atenção especial para essa população. Diferente do que já vimos em muitos lugares, vamos aliar o atendimento e acompanhamento técnico desta população com ações de cultura, lazer, saúde e esporte, finalizando com o grande evento da Hamburgada de Rua, que ocorrerá de forma inédita no ABC", destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Desiree Arruda.

Na abertura da semana, nesta segunda-feira (15), haverá palestra com o tema "Panorama estadual da população em situação de rua e as boas práticas possíveis", com o palestrante Thiago Bezerra, diretor do Departamento de Proteção Social Especial do Estado de São Paulo. Os interessados devem comparecer no Salão Burle Mark, localizado no prédio da Prefeitura, às 9h. É necessário fazer inscrição no site da Escola de Ouro Andreense (www.escoladeouro.com.br). Nesta data os usuários do Centro POP receberão refrigerante e pipoca durante a tarde.

Na terça-feira (16), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará ação de sustentabilidade, geração de renda e brechó sustentável, no Centro POP, das 9h30 às 11h30. Logo após, haverá uma roda de conversa com mulheres cis e transgênero em situação de rua, com a equipe técnica do Vem Maria, das 14h30 às 16h30.

Na quarta-feira (17), às 10h, haverá aula de ritmos no Parque Celso Daniel. Durante a tarde a Unidade Básica de Saúde Centro e o Consultório de Rua promovem uma ação com os usuários, onde terão palestras e testes rápidos de HIV e Sífilis. Na quinta-feira (18), às 9h30, será ministrada aula de futsal no Ginásio Noêmia Assunção, localizado na Rua Custódia, 50, Jardim Santo Anônio.

Na sexta-feira (19) os usuários do Centro POP irão expor os artesanatos que fizeram. No mesmo dia, durante o período da tarde, participarão da Oficina "Falar dos Sonhos", do Grupo de Depoimentos, além de assistirem a apresentação do grupo de samba do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). No sábado (20) os usuários do Centro POP receberão café da manhã especial, participarão de um Sarau e logo depois vão ganhar um jantar especial.

A semana termina com a primeira Hamburgada na Rua do ABC, realizada pela ONG Hamburgada do Bem, que acontece no domingo (21), no Centro POP. Muito mais que a entrega de itens de necessidade básica, os usuários terão um dia cheio de atividades recreativas, atendimento médico e odontológico, entrega de roupas e kits de higiene, barbeiros, cabeleireiros e muito hambúrguer.

Os interessados em participar como voluntários devem se inscrever no site https://www.hamburgadadobem.com.br/. Ao se inscrever como voluntário, o participante automaticamente faz uma doação que financia a estrutura do evento, toda a alimentação das pessoas em situação de rua, seu café da manhã e hambúrguer.

O voluntário pode escolher o grupo ao realizar a inscrição, são eles: Apoio (responsável pela execução da recepção, organização e acompanhamento da lojinha e dos kits de higiene); Cozinha (responsável pela produção dos hambúrgueres, batata frita, bebidas e distribuição); Interação (responsável pela atividades de integração entre voluntários e pessoas em situação de rua); e Serviços (equipe direcionada a profissionais ou estudantes de medicina, biomedicina, enfermeiros, veterinários, dentistas, barbeiros, cabeleireiros, manicure e recursos humanos).

Autor: Daniele Vieira