15 AGO 2022
Centro POP de Santo André recebe doação de cobertores
Itens serão destinados a moradores em situação de rua e seus animais de estimação
Santo André, 15 de agosto de 2022 - O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua) de Santo André recebeu nesta segunda-feira (15), 290 cobertores da empresa Wilson Sons, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado brasileiro. A iniciativa visa proteger as pessoas em situação de rua e seus pets, em meio à queda de temperatura prevista para os próximos dias. No total foram doados 250 cobertores para adultos e 40 para os animais.

"Para nós é extremamente gratificante quando uma empresa do setor privado enxerga o nosso trabalho voltado à população em situação de rua. A empresa Wilson Sons já vem realizando uma parceria com o nosso Centro POP há alguns anos, realizando doação dos cobertores para pessoas em situação de rua e seus pets, item fundamental para a sobrevivência dessas pessoas em especial, durante as baixas temperaturas", destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Desiree Arruda.

Equipes da Prefeitura de Santo André também seguem realizando a operação de abordagem das pessoas em situação de rua, com o objetivo de oferecer acolhimento em albergues e ofertar kits com máscaras, roupas, cobertores e lanches. A ação é realizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

O principal objetivo das equipes de abordagem social é sensibilizar e convencer as pessoas em situação de rua a aceitarem a oferta de atendimento nos alojamentos da Prefeitura, como o Centro POP, localizado na região central da cidade, a Casa de Acolhimento, que fica no Parque Miami, e o Albergue Noturno, que funciona na Vila Cecília Maria. Estes locais fornecem higienização, alimentação, cama e cobertor. Caso não aceitem a oferta, os moradores recebem kit com lanche, roupas, máscaras e cobertores.

A orientação para o munícipe que encontrar uma pessoa em situação de rua é entrar em contato em qualquer um dos telefones das equipes do serviço de abordagem social do Centro POP de Santo André, pelos números 4427-6207 e 4432-2182.

Outra opção é ligar para o Centro de Operações Integradas (COI) pelo telefone 199. As imagens geradas pelo COI auxiliam as equipes na localização de pontos que possam contar com pessoas em situação de rua.

Autor: Daniele Vieira