18 AGO 2022
Santo André leva Estação de Coleta para o Jardim Cristiane
Bairro é um dos locais onde houve mais gastos para limpar pontos de descarte irregular de resíduos em 2021, totalizando cerca de R$ 156 mil
Santo André, 18 de agosto de 2022 – Um dos bairros que mais sofrem com problemas de descarte irregular de resíduos em Santo André, o Jardim Cristiane começou a ser beneficiado com a construção de uma Estação de Coleta. Só na região da Avenida José Fernando de Medina Braga, onde ficará o ecoponto, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) gastou, em todo o ano de 2021, cerca de R$ 156 mil para remover 750 toneladas de materiais que foram jogadas em calçadas, terrenos e outros locais.

“Ao escolher o Jardim Cristiane para ter ecoponto, um bairro carente e que fica ao lado do Parque Estadual Chácara da Baronesa, Santo André consegue ampliar a reciclagem e a preservação do meio ambiente, além de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas em situação de vulnerabilidade social e economizar verba pública”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O aposentado Heitor Menarbino, de 72 anos, mora há mais de 20 anos ao lado da unidade que está sendo erguida e sempre acompanhou problemas de descarte irregular de resíduos. A expectativa é grande para que a população deixe de jogar madeiras, entulho, recicláveis, móveis e eletroeletrônicos na rua. “Eu sofro muito com lixo e o aparecimento de ratos e baratas. Esse ecoponto vai ajudar a diminuir um problemão”, comenta.

Neste ano, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, já construiu ou iniciou obras para implantar mais cinco equipamentos públicos do tipo: as Estações de Coleta Ana Maria, Bangu, Palmeiras, Centro e Jardim Alvorada. Até o fim do ano, serão entregues outras cinco unidades, incluindo a EC Jardim Cristiane. É a primeira vez que o município construirá dez ecopontos em apenas um único ano, cumprindo o plano de metas de ampliar a reciclagem, reduzir pontos de descarte irregular de resíduos, diminuir materiais que vão para o Aterro Sanitário Municipal e ampliar o tempo de operação do equipamento, além de gerar economia de recursos públicos.

A implantação de novas Estações de Coleta integra o pacote de obras do Programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A EC Jardim Cristiane tem investimento de cerca de R$ 676 mil e os dez ecopontos custarão, aproximadamente, R$ 6,4 milhões.

Além do Jardim Cristiane, os outros bairros beneficiados são Centro, Jardim, Jardim Ana Maria, Bangu, Jardim Alvorada, Jardim Santo André, Vila Guiomar, Vila Linda e Parque Miami. Só nesses locais, o Semasa gastou mais de R$ 500 mil com serviços de limpeza. Para sensibilizar sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de materiais, o Semasa está realizando um trabalho de educação ambiental com os moradores.

O descarte irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa. Os moradores podem ajudar a combater esse problema ao realizar denúncias sigilosas, por meio da Central de Atendimento (0800 4848 115 ou 4433-9300, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h), do WhatsApp (4433-9011), das redes sociais (Semasa Santo André) e do site www.semasa.sp.gov.br.
Autor: Susi Elena