18 AGO 2022
Complexo de Assistência Social de Santo André entra em reta final de obras
Espaço, localizado na Vila Luzita, vai abrigar unidades do Cras, Creas e Conselho Tutelar

Santo André, 18 de agosto de 2022 - Um prédio que por muitos anos ficou abandonado na esquina da Avenida São Bernardo com a Rua dos Cocais, na Vila Luzita, está muito perto de ganhar uma destinação definitiva. Isso porque nas próximas semanas será inaugurado no espaço o Complexo de Assistência Social, que reunirá diversos serviços deste segmento em um só local.

“Vamos entregar um grande complexo de assistência social até o início de setembro. Aqui a gente vai cuidar e acolher muita gente, principalmente neste pós-pandemia, quando observamos aumento no número de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social”, afirma o prefeito Paulo Serra, que vistoriou as obras nesta quinta-feira (18). “Funcionarão aqui Cras [Centro de Referência de Assistência Social], Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] e Conselho Tutelar. São 2 mil metros quadrados de acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social”, continua o prefeito.

Paulo Serra ainda salienta outra importância da conclusão do Complexo de Assistência Social. ”Para a gente é muito simbólico, porque agora efetivamente não tem mais nenhuma obra parada ou sem encaminhamento ou problema jurídico na cidade”, comemora o prefeito.

“Este prédio é a última obra parada que a gente encontrou em 2017. Existiam muitos esqueletos na cidade, resultado da falta de planejamento, da perda de capacidade de investir, que nosso modelo de gestão recuperou. Colocamos a casa em ordem e voltamos a investir na cidade, na ampliação de serviços e novos equipamentos”, afirma Paulo Serra.

“Depois de longo processo de recuperação da estrutura, realizamos remodelação do tipo de atendimento que este equipamento pode ter, para receber este grande complexo de assistência social. Tenho certeza que vai atender e ajudar a cuidar de muita gente nesta região”, complementa.

A Vila Luzita vem recebendo série de benfeitorias e equipamentos nos últimos tempos, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o recapeamento da Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, o Hospital do Idoso, a segunda unidade do Restaurante Bom Prato, entre outros. “Tem muito investimento aqui”, celebra o prefeito andreense.

Histórico - O local que vai abrigar o Complexo de Assistência Social foi destinado originalmente à construção do Hospital do Idoso, que teve por diversas vezes atrasos na obra e paralisações por conta de sucessivas mudanças de projeto e pendências junto aos órgãos bancários financiadores da obra.

Um estudo técnico foi feito em 2018 para averiguar as condições estruturais e se decidiu dar nova destinação a este espaço, que não comportaria mais a construção do hospital.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142