22 AGO 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Com reforço de multicampeã, Santo André inicia briga pelo Paulista de Basquete Feminino

Equipe andreense contratou a experiente ala Palmira para melhorar o elenco em busca de uma nova final

Santo André, 22 de agosto de 2022 – Após bater no aro pelo título na última temporada, a AD Santo André busca novamente fazer uma boa campanha em busca da taça do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Em 2021, a equipe andreense acabou derrotada na final pelo Sesi Araraquara, mas agora, com um reforço de peso, tentará ganhar o nono título estadual.

A contratação em quadra atende pela experiente ala Palmira Marçal, heptacampeã nacional, bicampeã paulista, além de medalhista com a Seleção Brasileira em Jogos Pan-Americanos e participação nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A estreia do time, e da craque, acontece nesta terça-feira (23), às 15h30, diante do Pindamonhangaba, no ginásio Lais Elena Aranha, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.

Participam também da competição o Sesi Araraquara, Campinas, Catanduva, Sorocaba e o Ituano, um dos times em que a ala mais atuou na carreira. Antes de vir para Santo André, Palmira estava no basquete de Malta, onde foi campeã e colecionou bons momentos, tanto que o time europeu quer o retorno da ala. Porém, o foco agora é em Santo André.

“Surgiu essa oportunidade de passar esse tempo fora e foi bom para me sentir valorizada. Eu pretendo continuar aqui, dar o meu melhor pelo Santo André. Sempre houve o interesse mútuo para que eu viesse para cá, não deu certo antes, mas seguimos conversando e estou muito feliz aqui”, diz Palmira.

A equipe andreense, comandada pelo técnico Rafael Choco, e que tem como supervisora a lenda Arilza Coraça, manteve a base que foi finalista no último estadual e que chegou às semifinais da Liga de Basquete Feminino, com Lays na armação, Glenda e Bianca como alas-pivôs, as alas Jaqueline, a cubana Ariadna, e o destaque de Sassá, recentemente campeã sul-americana com a Seleção Brasileira, e que foi escolhida como uma das cinco melhores atletas da competição.

“Eu venho para somar, sei que o time já tem uma formação forte, mas estou aqui para ajudar no que for necessário. O foco é ser campeão, fazer um bom início de campeonato e pensar sempre alto”, afirma Palmira.

Santo André segue mesclando atletas das categorias de base com as mais experientes, receita que vem dando certo ao longo dos anos. Neste Paulista, a ideia será mantida, contando com as meninas das categorias de base, caso de Stephany Gonçalves, que disputará o Mundial de Basquete 3x3 Sub-18, na Hungria, nesta próxima semana.

“Essa mescla dá resultado, sempre revezando, entendendo cada momento do jogo. Sou muito tranquila e tento sempre passar tudo que sei para as mais novas, para ter uma pouco mais de calma, incentivando dentro e fora de quadra. A gente dá algumas broncas, mas sempre para extrair o melhor de cada uma”, finaliza Palmira.

Após estrear, Santo André recebe também em casa o Catanduva, no dia 27, às 20h30. Em seguida faz dois jogos fora, contra Campinas e Ituano, volta a jogar em seu ginásio contra Sorocaba e Araraquara, em jogos válidos pelo primeiro turno. Após o returno, acontecem as quartas de final, semifinais e finais, sempre em melhor de três jogos. Os dois primeiros na fase de classificação avançam diretamente para as semis, onde aguardam os adversários oriundos das quartas.

| Texto: Guilherme Menezes