29 AGO 2022
Projeto de educação ambiental da rede municipal de Santo André vira exposição
Intitulada “A natureza devolve o que não é dela”, iniciativa reuniu em banners o trabalho de 119 escolas
Santo André, 29 de agosto de 2022 – Tudo começou com a proposta de trabalhar a temática para que crianças, jovens e adultos, compreendessem o Meio Ambiente em sua totalidade e as consequências que atos inadequados do descarte do lixo podem causar ao ecossistema. Foram meses de trabalho e, nesta segunda-feira (29), uma exposição com a participação das 119 escolas da rede municipal marcou o encontro de encerramento do projeto “A natureza devolve o que não é dela”.

As atividades registradas foram expostas durante encontro no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e prestigiadas por gestores das unidades escolares da rede e equipamentos da Educação, além de funcionários da Secretaria que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso do projeto.

O prefeito Paulo Serra também marcou presença no evento. “Este é um dia importante na nossa rede, já que esse trabalho de Educação reforça a cultura da sustentabilidade, bem como a conscientização da importância da reciclagem. São simbolismos que contribuem para a formação das nossas crianças e que fazem a diferença no nosso dia a dia”, destaca o chefe do Executivo.

O objetivo da ação, além das atividades pedagógicas que foram realizadas, teve como foco compartilhar informações que incluíram endereços e locais de descarte correto de lixo, para que os rios, córregos e bueiros carregassem apenas água nos seus leitos e não tivessem seus fluxos interrompidos por resíduos descartados em locais indevidos, dificultando a volta à normalidade na vida dos cidadãos.

“Assim que implantamos a proposta do projeto ‘A natureza devolve o que não é dela’ a expectativa era saber se as nossas escolas abraçariam essa causa. Graças à participação de todos, durante todo esse primeiro semestre tivemos nossas equipes envolvidas para o sucesso deste programa. A mensagem que fica é que quanto mais tratarmos bem o Meio Ambiente, melhor a nossa condição de vida”, pontua a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Erica Ferreira, a iniciativa merece continuidade. “Este é um assunto que trabalharemos de maneira constante e já entrou em nossa grade curricular”, reforça, ao elogiar a participação da equipe no projeto pioneiro da Educação de Santo André, trazendo a reflexão de que “a natureza devolve o que não é dela”.

O projeto envolve todos os alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado nos diferentes polos distribuídos pelo município de Santo André. Entre os assuntos abordados estão: água limpa e consumo responsável, jardim sensorial com plantas aromáticas utilizando materiais recicláveis, os 5 Rs da sustentabilidade, horta autoirrigável com garrafas PET e arte.

Teatro - Reforçando a temática dos trabalhos práticos e educativos, o evento desta segunda-feira contou com a atuação da companhia Trucks de teatro, que apresentou a peça Expedição Pacífico como atividade cultural desse dia. A encantadora interpretação ficou por conta dos atores Rogério Uchoas e Gabriel Setchin.

Até o dia 5 de setembro serão exibidos dois espetáculos por dia para alunos da rede municipal de ensino, contemplando cerca de três mil alunos.

Autor: Caroline Terzi