31 AGO 2022
DESTAQUES
Saldo de vagas de emprego cresce 171% em Santo André no mês de julho
Dados fazem parte de levantamento realizado mensalmente pelo Caged, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego

Santo André, 31 de agosto de 2022 - Santo André registrou alta de 171% no saldo de empregos do mês de julho em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento realizado mensalmente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados divulgados nesta terça-feira (30) mostram que o saldo de empregos criados na cidade foi de 1.217 vagas, enquanto no mesmo mês do ano passado, o saldo ficou em 449 postos de trabalho com carteira assinada. O saldo de empregos é resultado do número de admissões menos o número de desligamentos em determinado período.

Na comparação do resultado do acumulado entre janeiro e julho deste ano com o mesmo período do ano passado, foi registrada alta de 86,6% no saldo de empregos em Santo André. Nos primeiros sete meses deste ano foi registrado um saldo de 6.521 vagas, enquanto entre janeiro e julho do ano passado, o saldo foi de 3.494 vagas.

Os setores que mais geraram empregos nesse período foram o de serviço, com ampla diferença, e o da construção civil. No setor de serviços, com saldo de mais de 4.800 novos postos formais de trabalho neste ano, o destaque fica com os segmentos de saúde, educação e seleção e agenciamento de mão de obra, que responderam por mais de 62 % do saldo do setor. Já o setor de construção civil registrou saldo de 981 vagas.

Os dados indicam ainda significativa elevação na comparação do resultado de julho com o do mês imediatamente anterior, ou seja, junho deste ano. Enquanto em 2022 o saldo foi de 1.270 vagas em julho, no mês anterior o saldo foi de 270 novas oportunidades. Destaca-se novamente o bom desempenho do segmento de serviços, que no mês de julho deste ano apresentou saldo positivo de 709 postos de trabalho, puxado principalmente pelo segmento de saúde humana, em especial atividades hospitalares.

O setor da construção civil ficou em segundo lugar na geração de vagas em julho, com um saldo positivo de 319 vagas, seguido pelo comércio, que apresentou saldo de 120 vagas. No mês anterior, em junho, a construção civil havia apresentado saldo de apenas 26 postos de trabalho. Apenas o setor de comércio havia apresentado desempenho um pouco melhor do que em julho deste ano, um saldo de 148 vagas em junho.

| Texto: Paola Zanei
apmazanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142