08 SET 2022
SAÚDE
Santo André assina acordo com centro universitário para promover melhorias urbanísticas em equipamentos de saúde
Projeto vai propor adequações nos arredores das unidades para melhorar o acesso e a experiência dos usuários do sistema
Santo André, 8 de setembro de 2022 - A Secretaria de Saúde de Santo André assinou nesta quinta-feira (8) termo de cooperação com a Fundação Santo André (FSA) para desenvolver trabalho de melhoria urbanística nos arredores de unidades de saúde. A ideia é estudar equipamentos e propor adequações em itens como iluminação, ruas, calçadas, entre outros, de modo que proporcione melhor experiência aos usuários do sistema.

O acordo foi assinado na Casa Amarela, edifício centenário que fica dentro da FSA e que é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). O evento contou com a presença do secretário de Saúde, José Police Neto, do reitor do centro universitário, Rodrigo Cutri, além de técnicos da prefeitura, professores e alunos envolvidos no projeto.

“Vamos propor melhorias urbanísticas de modo a adequar o que tem em volta das unidades para promover saúde. Sempre discutimos com a secretaria, em sala de aula e no Escritório Modelo (laboratório de extensão vinculado ao colegiado do curso de arquitetura e urbanismo da FSA) que a cidade tem que ter equipamentos saudáveis, como ruas, praças e calçadas adequadas e que compõem um clima saudável para o munícipe”, explica o professor e coordenador do Escritório Modelo da FSA, Enrique Staschower.

A partir da assinatura do termo de cooperação, a Secretaria de Saúde e a FSA vão escolher qual equipamento é mais adequado para receber o projeto. “Começamos a discutir com a equipe se é mais adequada uma região que tenha diversos equipamentos ou um equipamento que esteja em região com extrema relevância”, comenta Police Neto, que enalteceu a parceria. “A FSA já teve os cursos e o reconhecimento por parte da sociedade como uma grande faculdade e agora queremos que a cidade seja o campus de estágio de arquitetura do centro universitário”, acrescenta.

“Queremos cada vez mais incentivar essa parceria com o poder público, com a Prefeitura de Santo André e com as demais secretarias, além de fazer valer a missão da instituição, que é transformar vidas pela educação. E transformar vidas é promover educação de qualidade e proporcionar mudança que impacta na empregabilidade das pessoas”, pontua o reitor Rodrigo Cutri.

Autor: Anderson Fattori