13 SET 2022
Ouvidoria de Santo André coloca no ar novo site e disponibiliza atendimento por WhatsApp
Novas funcionalidades almejam proporcionar maior conforto ao usuário no registro de demandas
 Santo André, 13 de setembro de 2022 - A atual gestão da Ouvidoria da Cidade de Santo André realizou diversas mudanças para aprimorar o atendimento ao cidadão. A iniciativa mais recente é a implantação de um novo canal de atendimento por meio do WhatsApp. Através do número 4437-1150, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com total comodidade e agilidade, é possível registrar demandas que envolvam serviços prestados pela administração pública e suas autarquias (Craisa, Serviço Funerário, Semasa e Guarda Civil Municipal).

Além desta nova funcionalidade, o site institucional do órgão foi totalmente reformulado (ouvidoria.santoandre.sp.gov.br), visando facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição. O novo site atende orientações da legislação federal e municipal, no âmbito da divulgação de informações essenciais e da Lei de Acesso à Informação (LAI). A acessibilidade também foi pensada, com a disponibilização do conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No novo portal é possível acessar links úteis, registrar reclamação digital, além de encontrar toda legislação pertinente, dados estatísticos de atendimentos e relatórios de prestação de contas por exercício. É possível ainda, encontrar links de acesso às redes sociais da Ouvidoria no Instagram e no Facebook. As alterações realizadas no site e a implementação da ferramenta de atendimento por meio do WhatsApp, tiveram custo zero ao município, sendo executadas por profissionais da Prefeitura de Santo André e da própria Ouvidoria.

O Ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim, destaca que as novas funcionalidades têm por objetivo garantir acesso facilitado e ampliar os canais de atendimento ao cidadão. "A última atualização do site que temos registro foi realizada a aproximadamente dez anos. As mudanças implementadas, bem como a nova funcionalidade de registro de demandas por WhatsApp, fazem parte da proposta que preza a cultura do bom atendimento, promovendo sempre o acolhimento dos cidadãos, reconhecendo-os como detentores de direitos e defendendo seus legítimos interesses", destaca.

É importante salientar que a Ouvidoria da Cidade de Santo André não é porta de entrada para solicitação de serviços, mas sim em casos de não realização destes dentro dos prazos estabelecidos na Carta de Serviços aos Usuários, ou em relação à má qualidade ou omissão dos protocolos abertos. O órgão recebe e encaminha também elogios, sugestões, denúncias, e dá direcionamento nas solicitações de informações.

De janeiro a agosto deste ano, os atendimentos realizados pela Ouvidoria da Cidade de Santo André superam os 11 mil. Este número não significa que todas as demandas registradas foram de reclamações; grande parte destes atendimentos é de orientação, direcionamento e encaminhamento aos serviços públicos prestados, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

A Ouvidoria da Cidade de Santo André está localizada na Rua Dona Elisa Flaquer, 37, no Centro da cidade. O atendimento ao público é realizado por telefone de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o atendimento presencial acontece das 10h às 16h.

Autor: Daniel Betega