14 SET 2022
Vila Lutécia, em Santo André, recebe Castramóvel
Divulgação/PSA
Equipamento permanecerá no local nos meses de setembro e outubro e as cirurgias serão realizadas às quartas-feiras com cadastro prévio dos animais
Santo André, 14 de setembro de 2022 – Moradores da Vila Lutécia, em Santo André, terão à disposição entre os meses de setembro e outubro o Castramóvel, unidade itinerante de castração de cães e gatos. O equipamento ficará estacionado no Campo do Colorado e realizará cirurgias sempre às quartas-feiras, com cadastro prévio dos animais.

O cadastro deve ser feito na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Igarapava, 239, Vila Valparaíso, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Para mais informações o munícipe pode entrar em contato através do telefone 3356-9075.

"O Castramóvel é de suma importância, pois possibilita que munícipes que possuem dificuldade em transportar seus animais, possam ter acesso a um centro cirúrgico perto de casa, com a mesma estrutura de um centro cirúrgico de uma clínica veterinária. Dessa forma, trabalhamos no controle populacional dos animais da cidade de forma ampla, e ainda ajudamos os tutores que não teriam condições de irem até as clínicas conveniadas", explica o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

A unidade reforça o amplo programa de castração de cães e gatos já existente no município e possibilita que tutores de animais residentes em áreas distantes ou que têm dificuldade no deslocamento até as clínicas conveniadas acessem o serviço com mais facilidade. A unidade móvel permanecerá no local realizando castrações previamente agendadas nos dias 21 e 28 de setembro, além de 5 e 19 de outubro.

As áreas beneficiadas pelo Castramóvel são escolhidas com base nos históricos de estudos epidemiológicos de cada região. O cronograma de atendimento do equipamento itinerante será divulgado posteriormente pela Prefeitura de Santo André.

Para ser castrado, o animal precisa ter entre quatro meses e sete anos de idade, estar em boas condições de saúde e ter um preparo de jejum de dez horas. Após o procedimento é agendado o retorno médico para a retirada dos pontos.

Sobre o Castramóvel - O equipamento é dimensionado para operar com um médico veterinário e um auxiliar. Os profissionais da vigilância epidemiológica complementam o serviço realizando o processo administrativo, cadastro de novas castrações e fornecendo orientação sobre a guarda responsável. A carreta possui sala cirúrgica, pré-operatório, pós-operatório e sala de assepsia.

O programa municipal de castrações de cães e gatos, remodelado em 2017, atende de forma totalmente gratuita munícipes interessados nesse serviço. Ao todo, mais de 3 mil animais já foram castrados. Atualmente são realizados cerca de 300 procedimentos ao mês em quatro clínicas particulares credenciadas.

É importante manter o telefone de contato atualizado, pois será por meio dele que a clínica conveniada entrará em contato para informar data, local e horário do atendimento.
Autor: Rafaela Mazarin