15 SET 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André realiza ação de conscientização de motoristas e pedestres na estação Prefeito Celso Daniel
No mês da Mobilidade Urbana, atividade teve a participação do personagem Mister Mão e parceiros como Uber e Observatório de Trânsito
Santo André, 15 de setembro de 2022 - A Prefeitura de Santo André, em parceria com a Uber e Observatório de Trânsito, realizou na manhã desta quinta-feira (15), uma ação educativa na Estação Prefeito Celso Daniel, na região central, onde pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas foram abordados para receber material educativo sobre segurança viária.

Na ocasião, o personagem Mister Mão também participou da atividade, orientando os pedestres que acessavam a estação da CPTM. Todas as ações realizadas em setembro compõem o Mês da Mobilidade Urbana, e visam a realização de um calendário de eventos para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, que terá início no próximo dia 18.

"Santo André espera conscientizar cada vez mais os condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro. O trabalho realizado hoje serve de instrumento para que o respeito no trânsito seja uma marca na nossa cidade", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

Na última terça-feira (13), outra ação importante foi realizada, desta vez com alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Fernando Pessoa, no Jardim Stella. A iniciativa contou com a montagem do Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob), que  consiste em um equipamento que reproduz uma cidade mirim com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres, simulando assim, a rotina de uma cidade.

No contato direto com o Cimob, as crianças interagem e ampliam conhecimento também ao utilizarem bicicletas, respeitando as regras de trânsito, com o auxílio de educadores capacitados pela Gerência de Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Programação - O calendário de atividades do Mês da Mobilidade Urbana é extenso e vai contar ainda com blitze educativas de diversos parceiros para motociclistas, motoristas e pedestres, além da participação do Mister Mão nas escolas, interagindo com pais e alunos da rede de ensino municipal.

Também estão previstos cursos focados para motoristas das secretarias de Saúde e Educação, sobre a qualidade do transporte para pessoas com deficiência. Contemplam ainda a programação do Mês da Mobilidade Urbana a realização de oficinas e a ampliação do atendimento do Centro de Educação para a Mobilidade (CEM), localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, que conta neste processo de aprendizado com caráter lúdico e educativo.

A minicidade existente no local reproduz muitos pontos importantes e tradicionais de Santo André, como o Paço Municipal, o calçadão da Oliveira Lima, além de semáforos, faixas de pedestres e ciclovias, que possibilitam às crianças o aprendizado sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito.

Autor: Daniel Betega