16 SET 2022
Exposição ‘O Muro’, na Casa do Olhar, terá abertura neste sábado
Em sua primeira exposição no espaço andreense, artista Tatiana Ferraz aborda a questão do medo e dos cercamentos e muros nas cidades
Santo André, 16 de setembro de 2022 – A Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe neste sábado (17), das 14h às 18h, a abertura da exposição ‘O Muro’, de Tatiana Ferraz. Em sua primeira mostra no espaço andreense, a artista paulistana tem como tema a questão dos cercamentos e muros, cada vez mais altos nas cidades brasileiras.

Através de seus trabalhos, a artista explicita a ideologia do medo e dos cercamentos, especialmente de condomínios residenciais fechados, mas também de aparatos de segurança instalados em cima dos muros, cada vez mais altos. Seja em residências, comércios ou serviços, o que mais se vê na paisagem das cidades são cercas, lanças, cacos de vidro, concertinas, cercas elétricas e câmeras de vigilância.

Em sua exposição, a artista trata também da experiência do muro, da divisão entre o dentro e o fora, também vivida intensamente no período de isolamento social, no qual mergulhamos isolados no mundo doméstico, da casa e dos objetos, cuja sensação era a de um tempo congelado, interminável.

A exposição trata desses dois momentos, do dentro e do fora, da paisagem urbana e da vida doméstica, da cidade e da casa, do instransponível, do apartado e do dormente.

Perfil – Tatiana Ferraz é natural de São Paulo (SP), onde nasceu em 1974. É bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Arte da Unesp (2000), mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2006) e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2018).

Desde o final dos anos 1990 desenvolve trabalho voltado à questão urbana, operando na interface entre arte, arquitetura e urbanismo a partir de linguagens como instalações, intervenções e objetos híbridos.

Entre os espaços que já expôs estão Domus Residency (Itália), Centro Cultural do Banco do Brasil RJ e SP, Pablo’s Birthday Gallery (NY), Funarte (RJ), além de várias unidades do Sesc SP. Esta é a primeira vez que expõe seu trabalho na Casa do Olhar.

Entre os prêmios que já recebeu estão o do 1º Salão de Arte Contemporânea de São José dos Campos, do 27º Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e do 10º Salão Nacional Victor Meirelles. Desde 2016 é docente de Escultura no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia.

Em 2019 criou o grupo ‘O Espaço Delas’, no qual investiga a produção de artistas mulheres que atuam no campo tridimensional, cuja pesquisa foi contemplada pelos editais da Fapemig, em 2021, e do Laboratório de Pesquisa do MAM-SP, em 2022.

Serviço:
Abertura da exposição ‘O Muro’, da artista Tatiana Ferraz
Data: 17/9/22 (sábado), das 14h às 18h
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 - Centro
Visitas gratuitas de 20 de setembro a 5 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h

Autor: Marcos Imbrizi