23 SET 2022
Cine Theatro Carlos Gomes ganha programa de visitas monitoradas gratuitas
Interessados podem acompanhar as etapas finais do processo de restauração dos desenhos na boca de cena e laterais; visitas são realizadas de terça a sexta-feira, das 9h às 16h
Santo André, 22 de setembro de 2022 – Após passar por um processo de restauração que garantiu a reabertura ao público como o novo espaço cultural da cidade, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes passa a contar com um programa de visitas guiadas gratuitas. Para participar, basta se inscrever através do e-mail do Museu de Santo André (museu@santoandre.sp.gov.br) ou pelo telefone 4427-7297, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.

As visitas são agendadas e monitoradas pela equipe do Museu de Santo André. Os agendamentos se dão pela ordem de procura e as visitas ocorrem de terça a sexta, no horário das 9h às 16h, e podem reunir de 15 a 20 pessoas, no máximo. Havendo uma necessidade especifica, as visitas monitoradas poderão ser feitas no período noturno.

“O roteiro pelo espaço do Cine Theatro Carlos Gomes aborda temas como histórico do prédio, as obras realizadas entre 2021 e 2022, o que é restauração e também as intervenções de elementos do prédio. Os interessados podem, inclusive, acompanhar as etapas finais do processo de restauração dos desenhos na boca de cena e laterais, dependendo do horário da visita”, explica a gerente de Preservação da Memória da Secretaria de Cultura, Mayra Gusman de Souza Brito.

História – Inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi, o então Cine Teatro Carlos Gomes localizava-se à Rua Coronel Oliveira Lima. Em 1925 foi transferido para a atual sede pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti. Com estilo arquitetônico neoclássico, o edifício da Rua Senador Flaquer foi construído por Arthuro Boschetti com boca de cena e a decoração das paredes laterais feitas por Luiz Cereja. Possuía capacidade para 800 espectadores. Lá eram desenvolvidas atividades diversas, como apresentações musicais e de teatro, projeção de filmes e bailes carnavalescos. No mezanino estava instalado o Clube Atlético Rhodia, que também promovia atividades sociais.

Em 1932 foi realizada a primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947, foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos (quando sua fachada foi descaracterizada) e por um estacionamento. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e encontrava-se fechado desde 2011. A reabertura ao público ocorreu em abril de 2022.

O local é um bem tombado como Patrimônio Cultural Andreense pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa) desde 1992.

Projeto – A restauração do Cine Theatro Carlos Gomes segue conceito de utilização do edifício como uma praça coberta. Seguindo os princípios contemporâneos de intervenção em patrimônio histórico, o projeto contempla a transformação em um equipamento multifuncional e flexível, voltado às diversas formas de manifestações artísticas e atividades culturais, além da convivência social.

Foram adotados como eixos a recuperação e valorização dos elementos significativos para a preservação da memória (paredes laterais e boca de cena com recuperação da pintura original e estrutura de madeira da cobertura); a não reposição dos elementos suprimidos ao longo das décadas, de forma a marcar a perda do patrimônio; inserção de elementos contemporâneos como resgate a referências e a configuração espacial original (reconstrução do mezanino e das frisas), e inserção de elementos contemporâneos (construção de anexo de apoio e infraestrutura).

O projeto executado para revitalização do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes foi desenvolvido pelos arquitetos das Secretarias de Inovação e Administração, Manutenção e Serviços Urbanos e Cultura de Santo André, e pelo Corpo Técnico do Comdephaapasa. As intervenções foram aprovadas pelo conselho.

Serviço:
Visitas monitoradas ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 – Centro
Inscrição pelo endereço eletrônico do Museu de Santo André (museu@santoandre.sp.gov.br) ou pelo telefone (11) 4427-7297 de segunda a sexta das 8h30 às 16h30.
Visitas, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, para grupos de 15 a 20 pessoas no máximo. Em casos específicos, as visitas poderão ser feitas no período noturno.
Atividade gratuita.

Autor: Marcos Imbrizi