03 OUT 2022
SAÚDE
Vacinação no Paço de Santo André imuniza 2.582 pessoas contra Covid, gripe e poliomielite
Alex Cavanha/PSA
Ação, que ocorreu no sábado, bateu recorde no número de munícipes em busca de proteção
Santo André, 3 de outubro de 2022 - A ação de vacinação realizada pela Secretaria de Saúde de Santo André no último sábado (1º), no estacionamento do Paço Municipal, atraiu grande número de pessoas em busca de imunizantes contra a Covid-19, gripe (influenza) e poliomielite. No total, o drive-thru e a tenda montada para pedestres atenderam 2.582 munícipes, número recorde neste tipo de ação, que normalmente recebe entre 800 e 900 pessoas.

A maior procura foi pelos imunizantes contra a Covid. Foram aplicadas 952 doses da vacina da Oxford/Astrazeneca, 410 Coronavac e 20 da Pfizer pediátrica, oferecidas de acordo com a situação de cada pessoa. Outros 838 munícipes receberam o imunizante que protege contra a gripe e 350 crianças receberam a gotinha da poliomielite, que protege contra a paralisia infantil.

A biomédica e diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha, acompanhou a vacinação e elogiou a disposição da população em se proteger. “O atendimento foi feito das 8h às 21h e durante todo o período o atendimento foi intenso. Isso é gratificante. Conseguimos um recorde com 2.582 vacinas aplicadas. Dentre os imunizados e acompanhantes, foram quase 5 mil pessoas que passaram pelo Paço”, comenta.

“Foi impressionante mesmo o número de pessoas que nos procuraram, muito maior do que o previsto, mas conseguimos atender a todos de forma humanizada. Além do drive-thru, tivemos uma tenda para os pedestres e disponibilizamos o nosso Zé Gotinha para interagir com os munícipes, em especial com as crianças”, acrescenta Luciane.

Quem não pôde ir até o Paço pode se proteger contra a gripe ou poliomielite nas 34 unidades de saúde de Santo André, das 8h às 16h. Os adultos que precisam receber o reforço da vacina contra a Covid também podem ir em qualquer unidade de saúde, já o atendimento de crianças e adolescentes acontece em 16 unidades: USF Moysés Fucs (Jardim Santo Antônio), Policlínica Parque das Nações, US Parque João Ramalho, USF Centro de Saúde Escola (Parque Capuava), USF Vila Guiomar,  USF Jardim Alvorada, Policlínica Paraíso, US Cidade São Jorge, USF Jardim Carla, USF Vila Luzita, USF Jardim Irene I, Clínica da Família Jardim Cipreste, USF Recreio da Borda do Campo, Clínica da Família Parque Miami, Clínica da Família Paranapiacaba e USF Parque Andreense. É importante levar documento com foto, CPF e, para vacina de Influenza, carteirinha de vacinação.
Autor: Anderson Fattori