03 OUT 2022
Prefeitura de Santo André lança curso de liderança da Escola de Governo
Iniciativa visa capacitar secretários, adjuntos e diretores da administração municipal

Santo André, 30 de setembro de 2022 – Em mais uma ação de capacitação, a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Governo do Executivo Andreense, lançou o Programa de Educação Executiva, voltado a secretários, secretários adjuntos e diretores de departamento. A iniciativa visa apoiar a caminhada de liderança pública, desenvolvendo habilidades e competências para superação desafios do contexto atual e consequentemente melhorando a vida do munícipe.

Como primeira ação do programa, a Escola de Governo oferece o curso de Liderança Exponencial, uma capacitação de alto nível para fortalecer o desenvolvimento municipal e contribuir para a melhora da entrega de políticas públicas e serviços ao cidadão.

“A capacitação deve ser algo inclusivo e ao alcance de todos. Por isso esta iniciativa se faz importante, já que nós gestores também precisamos desenvolver novos conceitos e nos atualizar o tempo todo. Assim, teremos qualidade à altura de atender a nossa gente com eficiência e cuidado”, diz o prefeito Paulo Serra.

A formação tem o objetivo de contribuir com a evolução constante das lideranças no atual contexto do poder público de Santo André. O conteúdo ressalta a importância de uma liderança equilibrada e consciente em liderar suas equipes de trabalho, assim como expandir a consciência individual para excelência na tomada de decisões, melhorando a formulação e gestão, aumentando a produtividade e a efetividade dos programas governamentais.

Escola de Governo - A Escola de Governo nasce com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores públicos, através da estruturação de um órgão exclusivo para essa finalidade. A proposta é colocar em marcha um programa inovador no âmbito da gestão pública, buscando formar e capacitar os servidores para fortalecer a capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas, sendo um mecanismo institucional de capacitação e treinamento capaz de formar líderes eficazes que possam definir metas, inspirar pessoas e orientar resultados sustentáveis.

Como destaque está o programa “Servidor do Futuro”, onde através de concurso público serão contratados trainees. Metade da carga horária de trabalho será destinada aos estudos no curso de Tecnólogo em Gestão Pública, que irá durar três anos. Outras ações passam pela formação de um Centro de Pesquisa e Fomento à Inovação Pública, além do programa de pós-graduação para os servidores efetivos da administração. A expectativa é formar cerca de 3 mil servidores até 2024.

| Texto: Guilherme Menezes