07 OUT 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Santo André recebe Hamburgada do Bem do Dia das Crianças e abre inscrições para voluntários
Edição será a maior do ano e atenderá cerca de 3 mil crianças da rede municipal de ensino; equipes ganharão apresentação do cantor Lucas Mamede
Santo André, 7 de outubro de 2022 – A ONG Hamburgada do Bem escolheu a cidade de Santo André para a edição mais importante do ano. A ação, que vai celebrar o Dia das Crianças, será a de número 200 e marcará os sete anos de história da instituição. O evento vai atender cerca de 3 mil estudantes da rede municipal e contará com a colaboração de 2 mil voluntários.

“Estamos muitos contentes em fazer o Dia das Crianças em Santo André, uma cidade que tem recebido a gente tão bem, com muito carinho, cuidado e amor. Para nós foi muito fácil decidir que a cidade seria o local que receberia esta grande edição, que é a nossa maior depois da pandemia”, afirma o coordenador regional da Hamburgada do Bem, Thalisson Santos Leite.

Desta vez a ação será realizada no Ginásio Lais Elena Aranha da Silva, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, local que abrigou o maior Hospital de Campanha da cidade, referência internacional durante a pandemia. Agora o local será palco do “dia mais feliz do mês” para as crianças da rede municipal de ensino, como diz o tema da ONG.

"É uma grande alegria receber mais este evento solidário na nossa cidade, especialmente no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, que abrigou um hospital de campanha durante a pandemia e ajudou a salvar milhares de vidas. Agora, vai proporcionar um dia de sonho para milhares de crianças, com a Hamburgada  do Bem que chega à edição de número 200", afirma o prefeito Paulo Serra.

Por conta da pandemia da Covid-19, o equipamento esportivo mais tradicional da cidade serviu como Hospital de Campanha, salvando por volta de 15 mil vidas. Neste período, a quadra recebeu macas, máquinas e equipes médicas, que trabalharam intensamente para que nenhum andreense ficasse sem atendimento.

“Estamos muito felizes por Santo André ter sido escolhida pela ONG Hamburgada do Bem para a edição do Dia das Crianças, entre tantas cidades do Brasil. Isso reflete muito no objetivo da nossa gestão, que é cuidar de gente. Já tivemos seis edições deste evento no município e a gente priorizou que todas as nossas crianças fossem atendidas e tivessem acesso a algo que, muitas vezes por causa das vulnerabilidades, não teriam esta oportunidade. É o reconhecimento que nossa cidade trabalha cuidando das pessoas que aqui vivem”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Voluntariado – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, está em busca de voluntários para a ação que oferece um dia recheado de diversão, oficinas, brincadeiras, hambúrguer, batata frita, refrigerante e distribuição de doces. Nesta edição especial, após o término das atividades com as crianças, os voluntários serão presenteados com uma apresentação do cantor Lucas Mamede e outras atrações musicais.

Na Hamburgada há funções e atividades para todos os perfis de voluntários. Serão ao todo cinco equipes: Apoio, Cozinha, Recreação, Fotografia e Sorriso de Amor, que é voltada para dentistas que colaboram na avaliação bucal, limpeza e ensinamentos sobre como escovar melhor os dentes. O voluntário pode escolher a área com que mais se identifica no momento da inscrição.

No "Apoio" o voluntário cuida de toda parte estrutural do evento, que envolve decoração, entrada e saída das crianças e voluntários, guarda volumes para as crianças e muitas outras funções ao longo do dia; quem fica na "Cozinha" cuida de toda parte de alimentação das crianças e voluntários, café da manhã, batata, hambúrguer, brigadeiro, milkshake entre outros.

O voluntário que fica na "Recreação" ajuda com todas as brincadeiras e oficinas para as crianças, jogos, brinquedos infláveis, cama elástica, circuito, caça ao tesouro e muitas outras diversões; no "Sorriso de Amor" atuam dentistas, estudantes de odontologia e voluntários que gostam da área, para prestar atendimento bucal às crianças atendidas no dia do evento. Quem for atuar na área de "Fotografia", precisa possuir câmera profissional para registrar o evento.

Inscrições - Para se inscrever basta acessar o site do evento www.hamburgadadobem.com.br e pagar uma contribuição de R$ 45 mais a taxa do site. O valor arrecadado nas inscrições ajuda a custear as atividades e alimentação das crianças, e a refeição do próprio voluntário.

O evento é gratuito e voltado para as crianças em situação de vulnerabilidade, previamente contatadas pela escola municipal onde estudam e autorizadas pelos pais. A Hamburgada do Bem surgiu em 2015, na cidade de Guarulhos, e percorre diversas cidades e países levando, além da alimentação, muito amor, diversão e informação para crianças em comunidades carentes.

Autor: Daniele Vieira