20 OUT 2022
SAÚDE
Santo André realiza evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
Helber Aggio/PSA
Iniciativa contou com a participação de cerca de 80 pessoas no Hospital da Mulher e no Centro Hospitalar Municipal
Santo André, 20 de outubro de 2022 - Nesta quarta-feira (19), em que se comemorou o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, o Hospital da Mulher e o Centro Hospitalar Municipal (CHM) promoveram eventos para destacar o tema em uma ação integrada entre os equipamentos. Ao todo, cerca de 80 profissionais dos mais diversos departamentos e especialidades participaram.

As médicas ginecologistas Alessandra Nabarro e Andrea Cristina Motta realizaram palestras sobre envelhecimento saudável, planejamento familiar, fatores de risco e falaram a respeito dos mitos e verdades sobre o câncer de mama.

“Sem dúvida temos dois hospitais com grandes potencialidades dentro da cidade de Santo André. Poder fazer um trabalho em rede de uma forma tão unificada só qualifica o nosso cuidado para o usuário e nos ajuda a personificar e qualificar de forma mais integral a nossa rede de saúde, economizando recursos”, diz o superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

No Hospital da Mulher, a iniciativa contou ainda com o talento da musicoterapeuta Camila Turco e dos violonistas Fernando Rossi e Amauri Júnior, que encantaram os participantes cantando músicas como “Calma” para os participantes.

“O objetivo é realmente conscientizar toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e os métodos de rastreamento, pois é uma doença que atinge um número infinito de mulheres e o mais importante é que essa doença tem cura”, explica a médica ginecologista Andrea Cristina Motta.

“A estimativa do Instituto Nacional do Câncer para esse ano é que 66 mil novos casos sejam diagnosticados. Ações como essa, movimentos de estímulo à prevenção e rastreamento fazem com que as mulheres e familiares procurem o serviço de saúde e tenham consciência da necessidade do diagnóstico precoce”, completa a médica ginecologista.

Ao término do evento, as profissionais receberam rosas e presentes de cuidado feminino.

Autor: Rafaela Mazarin