21 OUT 2022
Sinfônica de Santo André realiza concerto especial para crianças neste domingo
Espetáculo acontece às 15h no Cine Theatro Carlos Gomes; entrada é gratuita
Santo André, 21 de outubro de 2022 - A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), com a regência do maestro Abel Rocha, apresenta neste domingo (23) o concerto ‘Música e Fantasia’, especial para o Mês da Criança. A apresentação acontece no Cine Theatro Carlos Gomes, às 11h, com entrada gratuita. É sugerida a doação de brinquedos para a Campanha de Arrecadação de Brinquedos do Fundo Social de Solidariedade.

No programa estão os clássicos ‘Pedro e o Lobo’, de Serguei Prokofiev, ‘O Aprendiz de Feiticeiro’, de Paul Dukas, que inspirou o famoso desenho da Disney em que Mickey é um mago que rege as vassouras, e a ‘Abertura de Guilherme Tell’, de Gioacchino Rossini.
A obra ‘Pedro e o Lobo’ é uma história infantil contada através da música, que tem o objetivo pedagógico de apresentar às crianças os instrumentos musicais utilizados numa orquestra. Para contar a história do menino Pedro que decide caçar o lobo junto com seus amigos pata, passarinho e gata, o compositor associou os personagens a instrumentos, levando em consideração a característica sonora de cada um e atribuindo a eles melodias com estéticas próprias.

Por exemplo, ao pássaro foi destinado à flauta. Diferencia-se do pato destinado ao oboé, com aspecto mais lento, grave e melódico e o tiro do caçador, representado pelos bumbos.  A obra, composta em 1936 por Serguei Prokofiev, narra a história do menino Pedro, que mora com seu avô em uma casa perto da floresta e decide ir à caça do lobo juntamente com seus amigos, a pata, o passarinho e o gato.

Quem viu Mickey Mouse regendo um exército de vassouras no cinema, vai se emocionar ao ouvir ao vivo a Orquestra Sinfônica interpretando ‘O Aprendiz de Feiticeiro’, composta pelo francês Paul Dukas em 1897. Baseada em uma balada do escritor alemão Goethe, o poema sinfônico descreve as aventuras de um discípulo de feiticeiro, jovem, preguiçoso e desajeitado, que usa um truque do seu mestre para obrigar uma vassoura a desempenhar o que deveria ser seu próprio trabalho.

Devido ao sucesso da obra na época, em 1940, a Disney a usou como trilha para uma de suas principais animações, Fantasia, reintroduzindo a história na sociedade e marcando a infância de muitas pessoas.

Já a “Abertura de Guilherme Tell”, de Gioacchino Rossini, composta em 1829, foi escrita como uma abertura tradicional de ópera, com a sua estrutura se aproximando de uma sinfonia com seus movimentos tocados sem interrupção. No século 20, os temas característicos presentes na obra foram amplamente explorados pela indústria de cinema e de animação e usados como trilha em diversos filmes e desenhos, dentre eles o famoso tema de galope, utilizado no filme The Lone Ranger, e em desenhos animados como Pernalonga, Tom e Jerry e muitos outros.

Teatro – Ainda no domingo, mas no período da tarde (15h), o Cine Theatro Carlos Gomes recebe o espetáculo teatral “A Garota e o Urso”, produzido por Jorge Abdul. O espetáculo é inspirado no desenho animado de maior sucesso do momento – Marsha e o Urso – e mostra o dia a dia superdivertido de uma  menininha incrível e muito falante que, ao comemorar seu aniversário com os amigos, vai provocar muitas confusões.

Para este espetáculo é necessário adquirir ingresso na bilheteria do Cine Theatro Carlos Gomes ou no site bilheteriaexpress.com.br.

Serviço:
| Concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) no Mês da Criança - Música e Fantasia
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 – Centro, Santo André
Direção artística e regência: Abel Rocha

Programa:
Gioacchino Rossini - Abertura de Guilherme Tell
Serguei Prokofiev - Pedro e o Lobo
Paul Dukas - O Aprendiz de feiticeiro
Data: 23/10/22 (domingo)

| Espetáculo teatral “A Garota e o Urso”
Produtor: Jorge Abdul