24 OUT 2022
DESTAQUES
Ouvidoria de Santo André recebe visita do Procurador de Justiça e Ouvidor do MP de São Paulo
Durante o encontro, também foi realizada reunião virtual com diversas ouvidorias do Estado para apresentar modelo de funcionamento do equipamento andreense
Santo André, 21 de outubro de 2022 – A Ouvidoria de Santo André, uma das mais antigas em atuação no país, recebeu nesta quinta-feira (20) a visita do Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público de São Paulo, Gilberto Nonaka, e do Procurador de Justiça e Assessor da Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, Tiago Cintra Zarif. Na ocasião, representantes de ouvidorias de outros municípios também puderam participar do encontro, de maneira virtual, para conhecer mais sobre o modelo de trabalho em projetos inovadores e no atendimento das demandas encaminhadas pelos munícipes.

“A iniciativa da Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo em criar essa rede de ouvidorias, contribui com nosso desejo de fortalecer as ouvidorias da nossa região, partilhando as boas práticas e condutas das instituições e gerando uma política pública sustentável para todos os cidadãos”, destaca o ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim.

A visita foi acompanhada por dezenas de municípios de maneira virtual, dentre os quais os representantes de ouvidorias dos municípios de Porto Ferreira, Osasco, Junqueirópolis, Paraguaçu Paulista, Monte Alto, São Joaquim da Barra e Lençóis Paulista. Também acompanharam a transmissão ao vivo a ouvidora do MPPE e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União, Selma Magda Pereira Barbosa Barreto, e os promotores de Justiça de Santo André Denise Cecília Pavan e Fabio Henrique Franchi.

“É importante salientar que, tanto as ouvidorias públicas, como as de empresas privadas, devem ser referência em mediação entre o solicitante e o prestador de serviços, e para isso, essa conexão entre as instituições é fundamental", completa o ouvidor de Santo André.

Neste ano, a Ouvidoria andreense completou 23 anos de atendimento aos munícipes, tendo realizado neste período mais de 162 mil atendimentos, 115 mil orientações e 37 mil mediações entre solicitantes e poder público.

O órgão é referência em vários estados e municípios do Brasil, pois trata-se do único com modelo eletivo de escolha do ouvidor através de um colegiado composto por entidades da sociedade civil organizada.

Desde a posse da atual gestão, 45% do plano de trabalho previsto para três anos de mandato já foram concluídos. Entre as ações realizadas destacam-se a modernização e reestruturação na sede do órgão; implantação da Ouvidoria Digital no município; novo modelo de Ouvidoria Itinerante, que levará a toda municipalidade informações e orientações sobre a prestação de serviços públicos; e o plano de capacitação para 100% dos servidores do órgão.

Neste período também ocorreram importantes parcerias como a firmada com as secretarias de Governo, Câmara Municipal e Fundo Social de Solidariedade, para trazer benefícios à população andreense; parceria com a Escola de Governo Andreense beneficiando os servidores; além da assinatura do Termo Técnico de parceria com a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo.

| Texto: Caroline Terzi
clterzi@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142