24 OUT 2022
CULTURA
Cine Theatro Carlos Gomes recebe apresentação circense com malabarismos nesta terça
Apresentação gratuita resgata modalidade “percha de equilíbrio”; programação traz ainda oficina de macramê, grupo vocal Amídalas Cantantes e Forró Pé de Calçada
Santo André, 24 de setembro de 2022 – O Cine Theatro Carlos Gomes recebe nesta terça-feira (25), às 13h, o espetáculo “Show da Percha”, da Cia Circo do Asfalto. A apresentação resgata uma antiga modalidade circense pouco praticada por seu alto grau de dificuldade: a percha de equilíbrio. Trata-se de um número onde um mastro é sustentado por um dos acrobatas, no caso o malabarista Diou, enquanto o outro, a palhacinha Francisquinha, sobe até seu topo e apresenta sua destreza. Juntos, os dois apresentam um número de acrobacia, contorcionismo, malabarismo e a arte da percha. O espetáculo é gratuito.

Circo do Asfalto é uma das companhias de circo mais bem sucedidas e criativas do estado de São Paulo. A companhia pesquisa a arte de rua através da linguagem do circo e tem como proposta de trabalho a ocupação de espaços públicos e a itinerância por cidades pequenas ao redor do país. O asfalto é o palco que escolheram para compartilhar sua paixão pelo circo e suas histórias. Além disso, fundaram o Espaço Cultural Circo do Asfalto em São Bernardo do Campo, para promoção de encontros artísticos, apresentações, cursos e outras atividades, com o objetivo de aumentar qualidade artística e intelectual da classe como um todo.

Oficina – Ainda nesta terça-feira, também no Cine Theatro Carlos Gomes, acontece a Oficina de Macramê a partir das 15h. O macramê é uma forma de artesanato antiga em que os fios são trançados e atados por nós sem o uso de ferramenta ou máquina. A oficina “Uma planta entre nós” vai ensinar os pontos básicos do macramê na construção de um suporte de planta. Entre cada laçada uma conversa sobre o cuidado e a memória do fazer manual em uma roda de esperança e prosperidade.

Ao fim da atividade, o participante levará para casa um jardim suspenso com uma planta. O material e a planta serão disponibilizados e não é necessário fazer inscrições. Carol Stoppa e Sandra Jarra, do Coletivo Meiofio, ministrarão a oficina para 25 pessoas. O coletivo atua no movimento Yarn Bombing, ou bombardeio de fios, que convida pessoas a repensarem espaços, relações de pertencimento e saberes tradicionais através do fazer manual.

Ensaio aberto  – Na quarta-feira (26) é a vez do grupo vocal Amídalas Cantantes, regido pelo Maestro Tato Fischer fazer um ensaio aberto gratuito no Cine Theatro Carlos Gomes. O grupo, criado em 1994, carrega em seu repertório canções de domínio público, cantigas de roda, canções de ninar, cânticos religiosos e outras de nossos cancioneiros popular e folclórico, além de canções do próprio Tato Fischer. A apresentação é às 15h.

Às 19h é a vez do forró tomar conta do Cine Theatro. O projeto “Forró Pé de Calçada – Cada um Belisca um Pouco” promove um encontro das pessoas amantes da cultura popular nordestina no ABC. A ideia é promover  uma espécie de intercâmbio cultural com o objetivo de colocar o foco no cenário existente do forró pé de serra na região.

Serviço:
Show da Percha – Cia. Circo do Asfalto
Dia 25/10, às 13h

Oficina Jardim em Nós – vaso de planta em macramê
Dia 25/10, às 14h

Ensaio grupo vocal Amídalas Cantantes
Dia 26/10, às 15h

Encontro de DJs – forró Pé de Calçada
Dia 26/10, às 19h

Todas as atividades são gratuitas
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Flaquer, 110 – Centro

Texto: Paola Zanei