09 NOV 2022
Santo André sedia 15º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC
Abertura ocorreu nesta quarta no Auditório Heleny Guariba e contou com a presença de um dos idealizadores do evento, o sociólogo José de Souza Martins; atividades seguem até o dia 12
Santo André, 9 de novembro de 2022 -  O auditório Heleny Guariba, no saguão do Teatro Municipal de Santo André, abrigou nesta quinta-feira (10), a cerimônia de abertura da 15º edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC e a primeira atividade do evento, a conferência com o sociólogo José de Souza Martins, que abordou o tema “O lugar da memória e da história – a função repressiva do esquecimento”. Martins foi um dos idealizadores do Congresso, juntamente com o então prefeito Celso Daniel.

A programação, gratuita, continua até 12 de novembro com rodas de conversas, mesas de debate, saraus online e presenciais, mostra de filmes, atividades culturais e uma caminhada pelo centro histórico de Santo André, às 9h, até o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, onde acontecerá o encerramento do Congresso, no sábado. A programação completa pode ser conferida em https://escoladegoverno.consorciograndeabc.page/eventos/congresso-de-hist%C3%B3ria-e-de-estudos-regionais-do-grande-abc#h.mw73blrsabya

O Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é um evento tradicional da região que é realizado desde 1990, em resposta a uma demanda de grupos da sociedade civil, especialmente das discussões do Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC (GIPEM). Desde então é realizado a cada dois anos, em diferentes cidades da região, para promover a discussão sobre  patrimônio cultural, o direito à memória e à história e a diversidade cultural, econômica e social da região. A edição programada para 2020 foi a única a ser adiada por conta das restrições da pandemia de Covid-19.

“É um prazer celebrar os 30 anos do Congresso de História. E eu creio que, em parte, esse evento tem resistido por todo esse tempo por ser uma iniciativa da sociedade civil, que foi acolhida pelas administrações públicas. Já tivemos momentos com altos e baixos, mas ele está aqui e espero que resista por mais 30 ou 60 anos”, diz a secretária de Cultura, Simone Zarate.

A iniciativa é organizada pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e pela Secretaria de Cultura de Santo André, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura da UFABC e da Alpharrabio Livraria e Editora, além das seis cidades da região. São Bernardo é a cidade que vai receber, daqui a dois anos, a próxima edição do Congresso.

Texto: Paola ZAnei
Foto Gerson Guedes