11 NOV 2022
AGENDA CULTURAL
Paranapiacaba é opção de passeio no feriado de Proclamação da República
Localizada em meio à natureza, na região metropolitana, vila inglesa reúne história, arte, lazer e gastronomia

Santo André, 11 de novembro de 2022 - Quem ficar na região do ABC durante o fim de semana prolongado da Proclamação da República tem como opção de passeio a Vila de Paranapiacaba, situada a apenas 30 km do Centro de Santo André. Em plena região metropolitana de São Paulo o turista pode curtir história, natureza, lazer, gastronomia e manifestações artísticas.

O distrito preserva o acervo arquitetônico do início da era ferroviária no Brasil, lançada pela companhia inglesa São Paulo Railway em 1867. Os imóveis em madeira estão sendo restaurados pela Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, preservando as características históricas.

A vila inglesa conta ainda com vários museus: o Museu Castelo, antiga casa do engenheiro-chefe da ferrovia (Caminho do Mens, s/n); a Casa da Família Ferroviária (Avenida Fox, s/n); o Centro de Documentação em Arquitetura, com maquetes das casas da Vila Martin Smith (Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, s/n); o Museu Tecnológico Ferroviário Funicular (Pátio Ferroviário, s/n, acesso pela passarela); a Forjaria (Rua Direita, s/n); e o Centro de Informações Turísticas (no Largo dos Padeiros). Todas as atrações estarão abertas de 12 a 15 de novembro, das 10h às 16h.

Os que preferem a natureza podem conferir as águas cristalinas com caminhadas nas diversas trilhas do Parque Nascentes, em meio à vegetação da Mata Atlântica. Aos esportistas, o traçado é perfeito para competições de mountain bike e corridas de bicicletas. As trilhas devem ser percorridas sempre com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André e são agendadas pelo telefone 4439-0321.

Para aqueles que preferem a arte, a Feira de Artes e Antiguidades recebe visitantes no sábado (12), domingo (13) e terça (15), das 10h às 17h, no Galpão dos Solteiros, na Avenida Schnoor, 404, na parte baixa da Vila. São mais de 20 expositores que revelam a criatividade através de produtos exclusivos. Os detalhes constam no site www.fparanapiacaba.com

Outra opção é o novo caminho do artesanato, que surgiu na Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles após a licitação dos imóveis de números 454, 455, 456 e 462. Os espaços foram transformados em lojas colaborativas, souvernirs e ateliê ceramista.

E se a fome apertar, a gastronomia está presente em várias vias de Paranapiacaba. O circuito reúne o comércio local e a Feira Gastronômica Caminhos do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica. Nos quatro dias as atividades dos produtores da região estarão à mostra no Antigo Mercado, das 10h às 18h.

Outras peculiaridades são os pontos turísticos como o antigo relógio, o pátio ferroviário, a estação, a capela, a biblioteca, o primeiro campo de futebol, o Cine Lyra e a densa neblina que remete ao mistério da lenda do Véu da Noiva.

“Com tantas atrações oferecidas, Santo André se tornou uma ótima opção para passar o feriado. As famílias podem usufruir com tranquilidade a estrutura colocada à disposição no município”, relata o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142