16 NOV 2022
SAÚDE
Santo André amplia vacinação contra Covid-19 para crianças com mais de seis meses com comorbidades
Imunização estará disponível sem necessidade de agendamento a partir desta quinta-feira, das 8h às 16h, em nove unidades de saúde
Santo André, 16 de novembro de 2022 – Crianças com mais de seis meses a 2 anos que possuam comorbidades já podem receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Santo André. A imunização ocorrerá sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em nove unidades de saúde.

“Damos mais um importante passo para vacinar a nossa gente e ampliar a proteção contra a Covid-19 e suas variantes. Agora, bebês com mais de seis meses, com comorbidades, começam a receber as doses do imunizante. Planejamento e gestão para combater a doença e levar proteção à nossa gente”, destaca o prefeito Paulo Serra.

O município recebeu 1.920 doses do imunizante Pfizer Baby para primeira e segunda dose, que devem ser aplicadas com intervalo de quatro semanas. A população estimada para essa faixa etária é de cerca de 960 crianças.

“Após a abertura do frasco, que contém dez doses, o imunizante tem validade de 12 horas. Por esse motivo a Secretaria de Saúde definiu como estratégia centralizar a Pfizer Baby em nove Unidades Básicas de Saúde, garantindo o acesso à vacina para todos os territórios do município, ao mesmo tempo que haja o menor desperdício possível de doses do imunizante”, explica o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

Vacinação - O avanço na vacinação reflete diretamente na diminuição das internações decorrentes de complicações da doença nos últimos meses. A Secretaria de Saúde alerta, no entanto, que o número de internações voltou a registrar aumento recentemente – atualmente há 47 pessoas internadas em Santo André, sendo que 28 ocupam leitos de UTI.

A vacina segue disponível para pessoas com mais de 18 anos que, por algum motivo, ainda não se vacinaram nas 34 unidades de saúde, das 8h às 16h. Até o momento, 85% da população com mais de 18 anos recebeu a terceira dose da vacina e apenas 47% recebeu a quarta dose.

Vacinação de crianças entre seis meses e 2 anos de idade (com comorbidades)

Pontos de vacinação:
Unidades de Saúde Lucinda - Rua Caconde, s/nº (em frente à Praça Heliópolis) - Vila Lucinda
Policlínica Alzira Franco - Rua Asa Branca - Jardim Alzira Franco
Policlínica Palmares - Praça Áurea, 234 - Vila Palmares