18 NOV 2022
SAÚDE
Trabalho humanizado nos hospitais de campanha de Santo André é selecionado para congresso de saúde
Atuação foi escolhida para participar do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, maior evento sobre o tema no país
Santo André, 17 de novembro de 2022 - O trabalho humanizado realizado nos hospitais de campanha de Santo André, reconhecido em todo o país e também internacionalmente, será um dos destaques do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento vai ocorrer de 19 a 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.

A realização é da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O trabalho andreense selecionado tem como autor o atual diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar andreense, Victor Chiavegato, que coordenou os três hospitais de campanha instalados na cidade. Sob o título "Dispositivos de Cuidado Humanizado no Enfrentamento à pandemia de Covid-19: A experiência dos hospitais de campanha em Santo André/SP", será apresentado na segunda-feira (21) dentro da sessão Análises Populacionais dos Impactos da Pandemia e Manejo no Cuidado às Populações Afetadas.

"É gratificante ver que os hospitais de campanha, mesmo após mais de um ano fechados, ainda representam o símbolo da humanização no atendimento de saúde. Nosso maior desafio agora é estender esse símbolo ao CHM e ao Hospital da Mulher, cuidando da melhor forma dos nossos pacientes, humanizando o dia a dia e garantindo um cuidado mais integral e humanizado", define Chiavegato.

A cidade, que nos momentos mais severos da pandemia contou com três unidades de hospital de campanha, conseguiu atender mais de 1,1 mil pessoas simultaneamente de forma humanizada e acolhedora.

Entre as ações houve a implantação de visitas virtuais por meio de videochamadas para colocar os pacientes em contato com os familiares e também a utilização de crachás com fotos dos profissionais de saúde que atuavam no local, sorrindo.

Dentre as ações de cuidado humanizado, no Dia das Mães, as pacientes internadas nos dois hospitais de campanha de Santo André foram homenageadas com a participação da Orquestra Magistrale e músicos do Projeto Locomotiva, que realizaram apresentações musicais nos ginásios do Complexo Pedro Dell'Antonia e da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Enquanto ouviam as músicas, as mães receberam cartas enviadas pelos filhos. Entre as canções tocadas estavam "Anos dourados", "Eu sei que vou te amar", "Fascinação", "Hallelujah", "Como é grande o meu amor por você" e o tema do filme "A Bela e a Fera".

Autor: Rafaela Mazarin