30 NOV 2022
Santo André celebra Dia Internacional da Cidade Educadora
Evento reuniu profissionais e alunos da rede municipal nesta quarta-feira no Cesa Santo Alberto
Santo André, 30 de novembro de 2022 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, celebrou nesta quarta-feira (30) o Dia Internacional da Cidade Educadora. Com o tema "A cidade educadora, cidade de paz e oportunidades", o evento reuniu profissionais e alunos da rede municipal no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Santo Alberto. A iniciativa da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) promoveu diversas atividades como contação de histórias, brincadeiras, apresentações musicais, práticas de educação física, entre outras.

O prefeito Paulo Serra participou da abertura do evento, destacou a importância do tema escolhido para a ação e leu a saudação institucional. "É um orgulho muito grande ver esta festa. Santo André sempre teve uma educação de qualidade, nossa cidade tem esta tradição, com os desafios e problemas estruturais que são normais nas grandes cidades, e o Dia da Cidade Educadora traz este ano um tema que parece sob medida para o momento que a gente viveu e ainda está vivendo, que é a cidade de paz. Nós conseguimos fazer isto durante a pandemia, um dos grandes desafios e que diferenciou Santo André de outras cidades foi que a gente conseguiu pacificar a cidade", finalizou.

Participaram das atividades no Cesa, alunos da rede municipal, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Centros Públicos de Formação Profissional, além de estudantes da Escola de Ouro Andreense e do Grupo Vivendo e Aprendendo.

"A Secretaria de Educação de Santo André tem como princípio que as unidades escolares promovam atividades e projetos que visem estruturar as relações humanas entre a comunidade que atende. A educação para a paz traduz este pilares pedagogicamente introduzindo através de atividades valores e direitos humanos, mediações de conflito, ecoformação e as vivências e convivências que reúnem toda a parte dinâmica como teatro e música. Com pequenos gestos construímos grandes transformações", destacou a secretária adjunta de Educação, Erica Ferreira.
Concurso internacional - Santo André recebeu, no dia 28 de outubro, reconhecimento internacional pelo projeto “Emea - Parque Escola: boas práticas de educação para uma cidadania plena e sustentável”. A iniciativa ganhou destaque durante o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que neste ano ocorreu em Andong, na Coreia do Sul. O evento abordou questões de inovação, tradição e inclusão. O projeto andreense recebeu um diploma por ter ficado entre os dez programas selecionados no Prêmio Cidades Educadoras.

Aice - Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma entidade sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a seguir os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas.

Autor: Daniele Vieira