08 DEZ 2022
EMPREENDEDORISMO
Circuito Andreense de Empreendedorismo realiza última atividade do ano na Vila Gilda
Programa que visa fortalecer os empreendedores dos bairros beneficiou cerca de mil pessoas em 2022
Santo André, 7 de dezembro de 2022 - A Praça Pompéia, na Vila Gilda, recebeu nesta quarta-feira (7), a última atividade do ano do Circuito Andreense de Empreendedorismo, programa que tem como objetivo capacitar e fortalecer os empreendedores localizados nos bairros, para, com isso, promover o crescimento não só dos empreendedores mas também de todas as regiões mais afastadas do Centro. Cerca de mil pessoas foram impactadas pelas atividades do programa neste ano, além de 4.266 empresas visitadas na captação ativa.

Durante o dia todo, entre 10h e 16h, comerciantes e empreendedores da região puderam procurar os estandes do programa para obter informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal, crédito, consultoria, oportunidades de capacitação e até cadastramento de currículos para concorrer a uma vaga de trabalho.

“Depois de ter sido reconhecido pelo Ministério da Economia como uma referência no quesito ambiente de negócios no Brasil, o que inclui o fortalecimento do empreendedorismo, o programa Circuito Andreense de Empreendedorismo chega à sua última etapa deste ano em um dos mais importantes corredores comerciais da cidade, na Avenida Higienópolis. A ação de hoje foi mais uma grande oportunidade para os empreendedores e até para quem procura emprego, ter acesso a todos os serviços ofertados”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Realizado desde 2018 pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, com apoio da Secretaria de Educação e, em parceria com o Sebrae-SP, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e AGG Fiscal. O Circuito Andreense atua também para disseminar de forma mais homogênea os produtos e serviços de apoio disponíveis para os pequenos e médios empreendedores.
Durante este ano foram realizados nove atendimentos móveis que levaram capacitação e informações aos empreendedores de bairros como a Vila Homero Thon, Vila Palmares, Vila Luzita e Jardim Santo André. Nesta quarta, foram contabilizados 94 atendimentos.

Além da ação itinerante que acontece ao ar livre, outro pilar do programa Circuito Andreense de Empreendedorismo é a realização de palestras ministradas pelo Sebrae em equipamentos da Secretaria de Educação espalhados pela cidade ou em formato online. Em 2022 foram realizadas seis palestras presenciais e quatro online. Entre os temas abordados estão “Comece certo nas redes sociais”, “Descomplique vendas”, “Descomplique fidelização dos clientes”, e “Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro”.

Segundo Banzato, a programação de atividades para 2023 já está toda definida, inclusive com aprovação do parceiro Sebrae, e em breve será divulgada. “Por isso quero deixar uma mensagem de agradecimento a todos os parceiros, todas as secretarias que se colocam à disposição, como Mobilidade Urbana, Educação, Segurança Cidadã, a todos que colaboram para que a gente possa percorrer toda a cidade levando qualificação aos microempreendedores, que são os responsáveis por 70% de todas as vagas de emprego no País”, conclui Banzato.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA