08 DEZ 2022
Núcleo de Inovação Social promove quarta edição do Café Solidário
Evento realizado nesta quinta serviu para agradecer, prestar contas a parceiros e colaboradores e apresentar novidades
Santo André, 8 de dezembro de 2022 - Esta quinta-feira (8) foi de agradecimento e festa junto a centenas de parceiros e colaboradores do Núcleo de Inovação Social (NIS) da Prefeitura de Santo André. Isso porque aproximadamente 300 convidados – incluindo representantes de entidades assistenciais e autoridades – participaram da quarta edição do Café Solidário, realizado no Baby Beef Jardim.

O evento serviu também para prestar contas a todos os parceiros que contribuem e permitem ao NIS, por meio de projetos do Fundo Social de Solidariedade, do Banco de Alimentos, da Santo André Solidária e da Escola de Ouro Andreense (e seus respectivos programas), ajudar famílias em situação de vulnerabilidade na cidade.

“Quando a gente faz o melhor, a gente transforma a vida das pessoas para melhor. E dá resultado. A cidade é hoje incomparavelmente melhor do que em janeiro de 2017 quando chegamos. Não estou dizendo que está perfeita, mas em todas as áreas melhorou. E quando isso reflete no cotidiano das pessoas, elas devolvem esse carinho através desse reconhecimento. Deixo aqui meu agradecimento e meu recado. Vale a pena fazer com todo amor, carinho e dedicação, como a Ana Carolina e a equipe fazem aqui em Santo André”, exaltou o prefeito Paulo Serra.

“Muito obrigada a todos, indistintamente, porque se não fosse essa parceria e esse reconhecimento no trabalho do poder público, nada disso aconteceria. A cidade de Santo André tem se superado ano a ano e mesmo na pandemia o trabalho não se arrefeceu, apenas evoluiu e cuidamos de quem mais precisa”, ressaltou a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, em seu último Café Solidário antes de deixar a função – seguirá para a Assembleia Legislativa para assumir sua cadeira como deputada estadual eleita a partir de março.

“Hoje é um dia muito especial e, sem querer querendo, também Dia da Família. Então quero agradecer a presença da minha família e também da nossa família andreense aqui representada por todo o Núcleo de Inovação Social. Enquanto a gente não se enxergar como unidade, não vamos conseguir superar as dificuldades e ajudar quem mais precisa”, continuou Ana Carolina Serra.

Após os discursos, foi realizado pela primeira-dama e pelo prefeito o descerramento da faixa do Bazar Solidário, com 550 itens natalinos, entre árvores de Natal, Papais Noéis, presépios e outros artesanatos confeccionados pelos capacitadores do Fundo Social de Solidariedade – todos os adereços foram adquiridos pelos convidados do evento.

Números – Ana Carolina Serra finalizou sua fala com o demonstrativo de tudo o que foi realizado pelo Núcleo de Inovação Social desde 2017, ou seja, desde que ela assumiu a presidência. Foram 3.328 toneladas de alimentos arrecadadas e mais de 270 mil cestas básicas distribuídas pelo Banco de Alimentos desde abril daquele ano (quando foi reativado). Este montante auxiliou mais de 50 mil pessoas por meio de 121 entidades assistenciais.

O Moeda Verde, por sua vez, está presente em 22 comunidades e desde sua criação recebeu 845 toneladas de resíduos recicláveis e distribuiu 179 toneladas de alimentos. Já o Moeda Pet arrecadou 193 toneladas de garrafas PET e trocou por 9,6 toneladas de ração para animais domésticos.

A Escola de Ouro Andreense, por meio de seus cursos de capacitação profissional, emitiu mais de 50 mil certificados. Concomitantemente, o Fundo Social de Solidariedade, que já conta com nove locais para capacitação, realiza ações. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, promoveu o programa Costurando por Amor, no qual foram confeccionadas 1,4 milhão de máscaras por meio de mais de 2 mil costureiras.

As Lojas Solidárias, instaladas nos quatro shoppings centers da cidade (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) com funcionamento contínuo, e as campanhas de arrecadação (como Campanha do Agasalho, do Brinquedo e outras) arrecadaram mais de 1,6 milhão de itens desde 2017.

Por fim, os eventos promovidos pelo Núcleo de Inovação Social também comprovaram a capacidade e o comprometimento dos andreenses com o cuidado ao próximo. A Feira da Fraternidade, por exemplo, arrecadou 20,5 toneladas de alimentos (beneficiando 50 entidades a cada edição), o Arraial Solidário levantou 12 toneladas de alimentos e 7 mil itens, e o Natal Solidário recebeu 15 toneladas de alimentos e mais de 60 mil itens (para 40 entidades).

Novidades – Além de apresentar os números do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Serra realizou o lançamento do site nucledeinovacaosocial.com.br, no qual serão publicadas todas as ações do NIS e para o qual serão redirecionadas as pessoas que contribuírem comprando produtos do Fundo Social de Solidariedade que possuem tags e etiquetas acompanhadas de QR Codes, novidade esta também anunciada durante o evento.

Autor: Dérek Bittencourt