12 DEZ 2022
Nadador se consagra campeão brasileiro e coloca Santo André no alto do pódio
Nadador se consagra campeão brasileiro e coloca Santo André no alto do pódio

Gabriel Oliveira Szkmirko conquistou título em Recife nos 100 m borboleta da categoria juvenil 2

Santo André, 12 de dezembro de 2022 – A natação brasileira sempre conduziu títulos e nomes que ficaram para a história. Um exemplo é Roberto Piovesan, atleta que levou a bandeira de Santo André pelo mundo conquistando medalhas em Mundial e Pan-Americanos e é embaixador de esportes da cidade atualmente, ou ainda Ricardo Prado, medalhista olímpico em 1984, e que trabalha na área pedagógica da natação de Santo André.

Agora, também em águas andreenses, outro nome surge com um futuro brilhante pela frente. Trata-se de Gabriel Oliveira Szkmirko, de 16 anos, que no último mês de novembro se tornou campeão brasileiro da categoria juvenil 2, em competição oficial organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, em Recife (PE). Nos 100 m estilo borboleta, Gabriel garantiu a primeira colocação, com o tempo de 55”81, apenas dois segundos abaixo do recorde do campeonato. O jovem ainda disputou os 200 m borboleta e ficou na quarta colocação.

“Eu nadava costas, mas comecei a migrar para borboleta esse ano e aos poucos os resultados foram aparecendo. Tinha como meta uma medalha neste Brasileiro, seja qual fosse, mas melhor que foi a de ouro. Estava tranquilo, confiante, fui relaxado para a prova e consegui o título”, disse o campeão.

A mega competição nacional, que reúne 532 atletas ao todo, não tirou a concentração do atleta, que já havia conquistado em anos anteriores dois pódios no estilo costas, com terceiros lugares. Desta vez, o lugar mais alto não fugiu das mãos, braços e pernas do campeão. Vale lembrar que para competir no Brasileiro é necessário ter um tempo mínimo de prova, chamado de índice, participando assim deste campeonato apenas os melhores nadadores do país na categoria.

“Para falar a verdade, não lembro quase nada da prova, por conta da adrenalina. Subi no bloco, pulei e deu tudo certo. Só olhei para o placar, não enxergo direito, mas vi que ganhei e aí foi só comemorar”, contou.

Gabriel participava quando pequeno das aulas de natação do tradicional Colégio Arbos, mas foi aos 12 anos que se interessou em aprimorar o nado buscando uma academia de natação e posteriormente sendo indicado para a equipe de competição da cidade, que treina na piscina olímpica Professor Dirceu Macedo, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.

“Moro em Santo André desde os 6 anos e tenho uma relação muito importante com a cidade, até por conta de toda minha família morar aqui. É uma honra representar a cidade e ainda mais treinar nesta piscina que é de qualidade. Uma piscina olímpica faz toda a diferença na preparação, já que as competições mais importantes são em piscinas deste tamanho”, afirmou.

Gabriel agora foca na disputa do Campeonato Paulista, ainda em dezembro, para depois pensar em voos mais altos. “Agora vou buscar o recorde do estadual e tenho como objetivo estar entre os dez melhores do Brasil no futuro, quem sabe treinar nos Estados Unidos, com bolsa de estudos. Assisto as Olimpíadas e não tem como não ter vontade de estar lá, espero realizar esse sonho”, finalizou.

| Texto: Guilherme Menezes