14 DEZ 2022
Hospital do Idoso da Vila Luzita tem obras em ritmo acelerado
Angelo Baima/PSA
Equipamento, que foi vistoriado nesta quarta, terá mais de 5 mil metros quadrados e 141 leitos para ampliar sistema de saúde de Santo André

Santo André, 14 de dezembro de 2022 – Quem trafega diariamente pela Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo acompanha a evolução de uma grandiosa construção em frente ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). São as obras do Hospital do Idoso da Vila Luzita, que passaram nesta quarta-feira (14) por vistoria do prefeito Paulo Serra e estão em ritmo acelerado.

O equipamento de mais de 5 mil metros quadrados terá 141 leitos e será especializado em geriatria, mas servirá também ao público em geral como retaguarda para o CHM (Centro Hospitalar Municipal), ampliando e tornando ainda mais completo o sistema de saúde de Santo André. A expectativa é a de que o Hospital do Idoso da Vila Luzita entre em funcionamento no primeiro semestre de 2024.

“Viemos acompanhar o andamento das obras, que evoluíram bastante em três, quatro meses. Será pelo menos mais um ano de obra, então é um hospital para o início de 2024. Será um hospital com serviço voltado para o idoso, mas é também de retaguarda, com leitos para internação de alta complexidade e que, indiretamente, aumenta a capacidade do CHM, este que também passa por grande modernização”, destacou o prefeito Paulo Serra, que esteve na companhia do vice, Luiz Zacarias, vereadores e secretários. “Mais uma grande obra saindo do papel”.

O chefe do Paço andreense ainda exaltou a forma como está sendo realizado o financiamento da obra. “O investimento vai ultrapassar R$ 20 milhões e grande parte disso são recursos privados que vêm de contrapartida de empreendimentos que são feitos na cidade, pois conseguimos converter dentro de projetos apresentados no Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Da mesma forma como inovamos no Parque do Guaraciaba utilizando recursos de compensação ambiental, a gente inova aqui no financiamento dessa obra trazendo recursos do CMPU para cá”.

Histórico - Inicialmente o Hospital do Idoso da Vila Luzita seria construído no prédio que hoje abriga o Complexo de Assistência Social Andreense (Casa), inaugurado em setembro deste ano. Assim, com a mudança de local, o projeto pôde ser adaptado e ganhou corpo. “A história desse hospital é longa. Foi inicialmente planejado para ser onde hoje é o Complexo de Assistência Social e não caberia um terço dos leitos que a gente vai ter aqui. E além de tudo, o tempo que a obra ficou parada deteriorou muito a estrutura. O projeto foi alterado várias vezes. Começamos a obra aqui baseados no desenho original, mas devido à demanda na rede, ampliamos o projeto”, explicou o prefeito Paulo Serra.

O equipamento é mais uma benfeitoria para a região da Grande Vila Luzita, que já foi contemplada com o Casa, Bom Prato, UPA Vila Luzita, AME Oncológico, recapeamento da Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, entre outras intervenções.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br