15 DEZ 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Bus Noel realiza passeio de crianças com deficiência no Natal Solidário de Santo André
Ação é fruto de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, SATrans, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria da Pessoa com Deficiência
Santo André, 15 de dezembro de 2022 - A magia do Natal está por toda Santo André com um calendário repleto de atividades e decoração temática em vários pontos da cidade. E na noite desta quarta-feira (14), o Bus Noel, veículo totalmente decorado com luzes e adesivos personalizados, estacionou no Paço e abriu suas portas para 18 crianças com deficiência e seus acompanhantes para uma experiência emocionante.

O Bus Noel partiu em direção aos principais atrações do Natal Solidário, passando pela Vila das Luzes – próximo ao Parque Deputado José Cicote (Central), na Avenida Professor Valdemar Mattei – e pela Vila de Natal no Parque Celso Daniel.

"Proporcionar momentos de alegria, vivendo toda a magia que esta época oferece, aliado com ações inclusivas como a que se realiza hoje, nos traz a certeza que podemos alegrar a vida e ver o sorriso dessas crianças estampado em seus rostos", destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Durante o trajeto do Bus Noel, o conhecido motorista Fumassa encantou a criançada com suas brincadeiras pelas ruas. Na Vila de Natal, no Parque Celso Daniel, a criançada pode tirar fotos com personagens natalinos e curtir toda a decoração do espaço. Além disso, o corredor de luzes formado pela Vila de Luzes fez os olhos dos pequenos brilharem.

Elen Cássia Cardoso, Conselheira da Pessoa com Deficiência, e seu filho de seis anos estavam no ônibus e curtiram o passeio. “Meu filho e eu somos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e nos sentimos abraçados com essa ação. Meu pequeno estava na maior expectativa para ver o Papai Noel e foi uma experiência fantástica do começo ao fim”, destacou.

O processo de inscrição para a participação nesta ação foi realizado pela Secretaria de Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Santo André. Mais pessoas estão inscritas e a administração municipal estuda realizar novas atividades no mesmo formato. "A demanda é muito grande pelo passeio, que já é um sucesso, o que vai possibilitar que futuramente tenhamos ainda mais ações como essa. Tudo foi pensado para que as crianças se sentissem confortáveis e aproveitassem o passeio da melhor forma", complementa o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

O veículo decorado para a realização desta ação é da Viação Vaz. Todos os anos, tradicionalmente, o ônibus percorre as ruas e avenidas com adereços e iluminação temática. "É gratificante unir a magia do Natal com ações que despertem o olhar da inclusão. Unir esses pilares é um importante instrumento para essas famílias, trazendo alegria e bem-estar”, finaliza o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega