15 DEZ 2022
SAÚDE
Usuários do Caps Infantojuvenil de Santo André realizam 4ª edição do Sarau + Di versos
Durante o evento foram feitas apresentações de dança, poemas, músicas e desenhos
Santo André, 9 de dezembro de 2022 - O Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Santo André recebeu nesta semana a quarta edição do Sarau + Di versos. A iniciativa, promovida por usurários do Caps Infantojuvenil e seus familiares, contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

De acordo com monitor de oficina terapêutica Marcos Fonseca, o Sarau + Di versos tem objetivo de promover um espaço seguro e de livre expressão, proporcionando a troca e o fortalecimento das potencialidades dos indivíduos. Tendo a diversidade como pauta central, a iniciativa busca a garantia das subjetividades de cada um, seu lugar de fala e validação das presenças no convívio social.

“Além das crianças e adolescentes presentes no Sarau, contamos com a presença do Grupo Família que, de forma coletiva, em seus encontros orientados pela psicóloga Josiane Meire e pelo técnico de enfermagem Paulo Almeida, criou uma canção partindo dos depoimentos das mães, pais e responsáveis, dizendo do amor, respeito e apoio aos filhos e filhas LGBTQIAP+”, diz Marcos Fonseca.

A apresentação do grupo de família abriu o evento, emocionando todos os presentes, e evidenciando a importância que é a presença da família nos cuidados em saúde mental.

“Sempre acreditei na arte como possibilidade de transformação social e ferramenta de fortalecimento individual. Quando a arte nos proporciona o encontro, como no dia de hoje, ela é capaz de estreitar vínculos, garantir espaços de existência livres de preconceitos. Ver os usuários assumindo o centro da roda e enfrentando suas angústias e medos para dar voz a quem realmente são, colocando seus desejos na linha de frente, confirma para mim o quanto a arte promove saúde e melhoria na qualidade de vida”, completa Marcos Fonseca.

Durante o evento, realizado na última quarta-feira (7), foram feitas apresentações de dança, poemas, músicas e desenhos. A emoção foi generalizada e compartilhada pelas pessoas que assumiam o microfone e, sobretudo, pela plateia.

Além disso, a Socióloga Glória Ferreira e a Agente de Saúde Luciana da Gerência de IST/HIV/AIDS do Núcleo de Prevenção HIV/Aids ofertaram orientações e entregaram materiais de prevenção como preservativos de látex e nitrílico para uso interno e externo, gel lubrificante e autotestes HIV para trabalhadores, usuários e público geral do Sesc em alusão à campanha do Dezembro Vermelho.

Histórico - O Sarau + Di versos foi criado em 2018 pelo Caps Infantojuvenil em parceria com a Gerência de IST/AIDS como estratégia inicial para suprir a necessidade de um espaço de acolhimento, escuta e intervenção voltada a livre expressão de gênero e orientação sexual.

Neste ano o evento aconteceu no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André, por meio de uma parceria importante com o Caps Infantojuvenil, proporcionando semanalmente aos usuários espaços de acolhimento e afeto, através de oficinas e vivências em diversas áreas formativas.

“A arte nos espaços de saúde mental é um remédio que vem livre de contraindicação e efeitos colaterais, capaz de curar as feridas que não são palpáveis, e por isso complexas. É na arte que a escuta qualificada se exemplifica, pois o ouvir passa a ser função de todo o corpo, ouvir passa a ser sinônimo de se colocar disponível ao outro, ao encontro”, finaliza o monitor de oficina, Marcos Fonseca.